As chuvas que atingiram a região na última semana continuaram fortes no sábado (12) e domingo (13). Em Guaramirim, os estragos foram muitos e durante todo final de semana equipes do Governo estiverem monitorando a situação em diversos pontos.
Todo o município foi atingido. Alguns bairros com maior intensidade, como a Vila Amizade e o Recanto Feliz. O prefeito de Guaramirim, Nilson Bylaardt, acompanhou a situação de perto para garantir o apoio às famílias atingidas.
No domingo, a água chegou a 1,5 metros no cruzamento das ruas Cláudio Tomazelli e João Lombardi, próximo da escola Gustavo Tank. Para circular pelo local foi preciso utilizar canoas.
"Passamos a madrugada percorrendo os bairros para prestar atendimento à população. A situação preocupa a todos. O momento é difícil e nosso papel é estar junto das famílias que precisam de ajuda", comentou o prefeito.
Na sexta-feira (11), haviam oito famílias desabrigadas por causa da enchente, duas delas alojadas na escola Armin Bylaardt e as outras com parentes e amigos. Agora, mais duas deixaram suas casas e estão abrigadas com familiares.
A agricultura também sofreu novamente com a chuva. Foram mais perdas nas plantações de arroz e banana. "O problema não é só na hora da chuva. Agora temos que enfrentar as conseqüências. Percas incalculáveis na agricultura e problemas estruturais no município. É muito trabalho pela frente", ressaltou Bylaardt.
Desde cedo, nesta segunda-feira (14), a Secretaria de Infraestrutura trabalha na recuperação desses pontos atingidos. Nove equipes estão espalhadas pelo município para desentupir bocas de lobo, recuperar tubulações, fazer a manutenção de estradas, desobstruir valas e córregos.
Fonte: Prefeito de Guaramirim, Nilson Bylaardt – 92054215.
Natália Trentini
Assessoria de Imprensa
Governo de Guaramirim
47 9201 1419 / 3373 0247 ramal 205