O Centro de Resgate Social (CRS) comemora amanhã (24) o aniversário de um morador ilustre da casa: José Benício, conhecido por muitos jaraguaenses como "Fumo". Ele vai completar 70 anos e a coordenação do centro vai proporcionar um dia diferente de lazer para ele e para os outros seis moradores da casa. A programação do dia, que vai acontecer no Parque Malwee, inclui exercícios de alongamento a partir das 8h30, caminhada, jogos e exploração do labirinto do parque, churrasco em um quiosque, pesca, museu, um saboroso café da tarde e o retorno ao Centro de Resgate Social por volta das 16 horas. O centro é um programa da Secretaria da Assistência Social destinado a auxiliar e dar abrigo temporário a moradores de rua. Desde a sua criação, em 2006, o CRS já abrigou 1.485 moradores de rua na casa e já encaminhou 107 abrigados ao mercado de trabalho. O centro funciona na Rua João Januário Ayroso, 1.855, Jaraguá Esquerdo, próximo à rua de acesso ao Estádio João Marcatto. O telefone para solicitar o resgate de moradores de rua é (47) 3371-1534.
O popularmente conhecido Fumo tem muitos conhecidos por toda a cidade, principalmente no bairro Vila Lenzi, onde permaneceu nas ruas por muitos anos. Fumo tem problemas com o alcoolismo e, de vez em quando, tem uma recaída. Há três anos ele foi recolhido da rua com sérios problemas de saúde. Estava tão debilitado que usava fralda. Foi tratado e cuidado por profissionais da casa e hoje, a não ser pelo alcoolismo, está bem de saúde. Ele mora no Centro de Resgate Social porque não tem para onde ir, não tem capacitação para o mercado de trabalho e não tem parentes que possam cuidar dele. "Ele considera o centro a casa dele. Não gosta muito que outros moradores de rua sejam abrigados, pois os considera intrusos. Na hora do almoço, temos que chamá-lo no quarto, se não ele não vem se alimentar", detalham as profissionais que cuidam dele e trabalham no CRS.
O que ele mais gosta de fazer durante o dia é tirar mato da horta, caminhar e conversar com quem passa na rua. Fumo fica no muro da casa cumprimentando a todos. "Ele é bem simpático", comenta uma outra profissional. Uma outra peculiaridade de Fumo é que todas as manhãs ele prefere ir até a padaria ao lado tomar um café da manhã do que se alimentar na casa, que também oferece café da manhã. Ele mesmo é quem paga o café, pois recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que foi alcançado graças ao encaminhamento dado pelo CRS.
Fonte: Élio Sebastiana – coordenador do Centro de Resgate Social – (47) 3371-1534
Clarissa Borba
Jornalista (SC-01973-JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8222, 2106-8199