Começou hoje (24) a primeira etapa do curso de manejo de abelhas sem ferrão. Cerca de 30 alunos formam a turma que aprenderá, na teoria e na prática, como criar as abelhas nativas – como também é chamada esta espécie. O curso atraiu pessoas de Joinville, Schroeder e Jaraguá do Sul, que vieram para Guaramirim, interessadas em aprender sobre este cultivo.
Durante a manhã os alunos ficam em sala para entrar contato com algumas noções básicas sobre a criação, características das abelhas, a importância da espécie para o ecossistema, entre outros. À tarde, saem a campo para praticar os conhecimentos adquiridos.
"Vem crescendo a procura pelo cultivo da abelha nativa. Principalmente por sua função na natureza. As plantas da Mata Atlântica e estas abelhas são interdependentes, já que ela é responsável pela maior parte da polinização. Além disso, o mel é de ótima qualidade e conta com propriedades medicinais", ressaltou o instrutor do curso Ivanir Cella.
Em setembro, a Secretaria de Agricultura e Pecuária planeja realizar a segunda parte do curso, que será focada na prática da criação da abelha. "Estamos criando estes projetos para beneficiar o pequeno agricultor com novas possibilidades. Mais do que gerar uma redá familiar, cultivando abelha antiva aqui estaremos contribuindo com o meio ambiente", disse o secretário da parta, João Valdemiro Dalprá.
Fonte: secretário de Agricultura e Pecuária, João Valdemiro Dalprá – 92012128.
Natália Trentini
Assessoria de Imprensa
Governo de Guaramirim
47 9201 1419 / 3373 0247 ramal 205