Reforma do Museu

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

Um dos inúmeros desafios que o Museu Histórico de Jaraguá do Sul Emílio da Silva apresenta, atualmente é o modo pelo qual ele deve atender a demanda cada vez maior de alunos, com o objetivo de construir o saber histórico. E é imprescindível a preocupação com este público. Temos clara sua posição educativa, que passa pela pesquisa do acervo e montagem de exposições. Assim sendo, buscamos recursos para aproximar a comunicação do museu com seu público, tornando a visita mais lúdica e provocativa, sem, no entanto, promover a "escolarização".

A intenção é ampliar a abordagem do museu com o ensino da história. Iremos mostrar no sótão, através de maquetes, temas como construção de nossa identidade cultural. Anos de atividades na área expositiva do sótão do museu apenas reafirmaram ser este um espaço de imenso poder didático, por possibilitar um trabalho lúdico. Afinal, os sótãos fizeram parte de uma sociedade com construções horizontais, que deixavam as casas e a paisagem mais humanas, com ruas e crianças brincando nelas. As casas utilizavam os sótãos como dormitórios, depósito de grãos e também era o local de guardar objetos antigos que a família não podia se desfazer, afinal o mundo não era das coisas "descartáveis ". E essas coisas teriam que durar uma vida. Bem diferente dos dias atuais, onde quase tudo precisa ser descartável para promover o consumo.

Com o passar do tempo, nesses sótãos também começaram a morar os "fantasmas e fantasias". Era nos sótãos que guardávamos grandes relíquias, o baú de nossas memórias e lembranças históricas. Assim, para melhor recebermos os visitantes, estamos reformando e adequando o sótão do museu, pois foram mapeadas goteiras no telhado, entre outras degradações decorrentes da ação do tempo. Nesta reforma será acrescida uma manta térmica para auxiliar na sua climatização.

A ampliação e reconceituação dos nichos temáticos do museu também é um dos nossos desafios. O museu vem, ao longo desses anos, ampliando suas coleções e criando novas temáticas. E isso só é possível graças ao espaço destinado à pesquisa, à documentação e à restauração do acervo doado pela nossa comunidade. É nesse importante espaço que fica a reserva técnica, localizada no prédio anexo, que pode e deve ser conhecido por todos que desejam descobrir o universo museológico. A reserva técnica é tão importante quanto o museu.

Para marcar esta nova fase do museu, estamos elaborando, junto com a Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, uma programação que culminará com as comemorações dos 120 anos da chegada dos Suábios Húngaros de Jaraguá do Sul, por ocasião do aniversário de cidade, no mês de julho.

Nós, como equipe, imbuídos de nosso papel agregador cultural e sociocomunitário, intencionamos atrair o maior números de interessados a este Espaço de Memória. Reiteramos o convite à comunidade para fazer deste um dos seus espaços de lazer cultural.


Equipe do Museu Histórico de Jaraguá do Sul Emílio da Silva
Telefones (47) 3371-8346 e (47) 3372-2770
E-mail museuhistorico@jaraguadosul.com.br
Site http://museu.jaraguadosul.com.br/

Jorge Pedroso
Jornalista (DRT/RS 6009)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
Telefone: 2106-8013