A Fundação Municipal de Cultura da Prefeitura de Barra Velha caminha para um ano de muitos eventos, num cronograma já iniciado com as apresentações da banda Brasil Papaya e do teatro "Um Príncipe Chamado Exupéry", ambos promovidos na Sociedade Esportiva e Recreativa de Barra Velha numa parceria com o SESC de Santa Catarina.
A próxima atração oferecida será dia 9 de abril, no bairro São Cristóvão, e inicia a descentralização dos espetáculos que serão trazidos para a cidade. O local será a Escola Municipal Antônia Gasino de Freitas, no bairro São Cristóvão, a qual receberá a contadora de histórias de Chapecó, Josiane Geroldi.
O espetáculo "Esticando as Canelas" será apresentado às 10h e 15h, e segundo o presidente da Fundação de Cultura, José Carlos Fagundes, o Cacá, a apresentação de 35 minutos é aberta ao público e terá entrada franca. O espetáculo traz um momento de histórias que apresentam contos populares da tradição oral brasileira.
Os contos selecionados por Josiane envolvem de forma descontraída o universo simbólico e as representações populares construídas em torno da morte. "De forma bem humorada e divertida essas narrativas ganham vozes com a atriz, que é ótima contadora de história", comenta Fagundes.
"Esticando as Canelas" apresenta personagens da cultura popular que, para escapar e enganar a temida e famigerada morte, dão um show de esperteza e criatividade, revelando estimável amor à vida.
No bairro Itajuba, mais um evento: está confirmada a apresentação do concerto "Cata-Vento", dia 13 de abril às 20h. O local é o salão de eventos da Capela Senhor Bom Jesus, também com entrada franca.
O grupo Cata-Vento, segundo Cacá, é ganhador do Prêmio Funarte 2010 e já participou de grandes festivais. Liderado pelo violonista Felipe Coelho, traz um show apresentando a música do mundo, sem delineações estilísticas, priorizando somente a beleza do som.
Com a instrumentação de quarteto de cordas, comum no período clássico, e violão de sete cordas, o grupo apresenta composições sofisticadas com base na música brasileira, abrangendo também a música oriental, flamenca, erudita e jazzística.
Além de Felipe Coelho, o quarteto de cordas é formado por Ricardo Muller, Frederico Ivan Martins, Marcos Origuella e Tales Custódio. O prefeito Samir Mattar (PMDB) reforça o convite da Fundação de Cultura. Segundo o prefeito, é importante que não apenas estudantes, mas os moradores de Barra Velha prestigiem esse novo momento cultural vivido por Barra Velha, que tem trazido bons espetáculos sempre com entrada franca.
Agende-se!
No São Cristóvão
O que: Espetáculo "Esticando as Canelas"
Dia: 9 de abril
Horários: 10h e 15h
Local: Escola Básica Municipal Antônia Gasino de Freitas
Entrada Franca
Em Itajuba
O que: Espetáculo "Cata-Vento"
Dia: 13 de abril
Horários: 20h
Local: Salão Comunitário Senhor Bom Jesus
Entrada Franca
Fonte:
José Carlos Fagundes
Presidente da Fundação Municipal de Cultura
Fone (47) 3446-77242 ou 9136-7990
Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7716 / 9109-4526 / 9921-4527