You are currently viewing Orquideário do Gunther tem mais de 10 mil orquídeas

Orquideário do Gunther tem mais de 10 mil orquídeas

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

O aposentado Gunther Arnfriend Raeder (77), morador da rua Klara Hermann, em Corupá, se ocupa com o cultivo de orquídeas, há 70 anos, comemorados no próximo dia 11 de maio. O local conhecido como "Orquidário do Gunther", possui mais de 10 mil orquídeas, entre híbridas e comuns. Das mais comuns conhecidas como "Olho-de-boneca", possui mais de 500 variedades.

Tudo começou em 11 de maio de 1941, aos 7 anos, com o falecimento de seu tio e padrinho que lhe deixou como herança além de bens, 20 mudas de orquídeas, que foram multiplicadas e hoje ocupam grande parte da propriedade de Raeder.

Gunther nasceu em Corupá e vive na mesma propriedade adquirida em 1898 pelos pais. As terras estão no nome da família há mais de 100 anos. Cursou o primário na Escola São José. Após servir o exército, voltou por solicitação de seu pai para trabalhar na lavoura. Casou com uma moça de Jaraguá do Sul. Tiveram cinco filhos. O casal está separado há 20 anos. A mãe e os filhos vivem em Jaraguá do Sul. "Todos vivem bem", completa Raeder.

Gunther vive sozinho e tranquilamente com sua aposentadoria. Todo dinheiro adquirido com as orquídeas é investido na aquisição de novas variedades.

O hobby começou na infância e após a aposentadoria transformou-se em seu trabalho atual. "Comecei a cuidar e me dedicar a esse mercado e hoje estou com essa quantia" diz Gunther.

Gunther foi cuidando, trocando, doando, recebendo e comprando mudas para ampliar e diversificar a produção. Atualmente investe no mercado das híbridas. Quinzenalmente compra novas variedades de um comerciante de São Paulo. "

Essa  planta é mais difícil de conseguir aqui. Por  isso compro de São Paulo, onde tem variedades e cores diferentes e chego a fazer até seis mudas de uma", destaca Gunther. As orquídeas florescem uma vez ao ano. As comuns como "Olho-de-boneca", começam a florescer a partir de 15 de agosto.

O orquideário recebe turistas de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e excursões da Europa,  que visitam outras atrações em Corupá. A visitação pode ser em qualquer dia da semana. Durante a visitação, Gunther orienta sobre o plantio e os cuidados com a planta. A entrada é gratuita. As plantas são comercializadas a R$ 5,00 as mais comuns e de até R$ 30,00, as híbridas. "Esse preço é acessível e bem menor do que em lojas do ramo. É um ótimo presente de aniversário", enfatiza Gunther. Elas podem ser encontradas à venda na Farmácia do Giovani e na Agropecuária Hauch, na Avenida Getúlio Vargas, centro.

O orquidário fica na rua Klara Hermann, 1129, em Corupá. Mais informações pelo telefone 3375-1090.

Mais informações: 3375-1090