You are currently viewing Enops pesquisa vazamentos subterrâneos com uso de equipamentos de ponta

Enops pesquisa vazamentos subterrâneos com uso de equipamentos de ponta

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

Empresa de engenharia trouxe técnicos de Tubarão e identificou 35 vazamentos e 30 ligações irregulares no Morro do Colchão, bairro São Cristóvão, usando "geofone eletrônico" e "hastes de escuta"

Uma ampla operação de detecção de vazamentos nas redes de fornecimento de água foi desencadeada no bairro São Cristóvão no último dia 18 de março e acaba de ser concluída pela Enops Engenharia, empresa que responde pelos serviços de água e saneamento em Barra Velha. A operação identificou 35 vazamentos subterrâneos no bairro e nada menos que 30 irregularidades em ligações de água no bairro mais populoso da cidade, segundo informa o engenheiro Tiago Ramos Eyng, da Enops.

Dois técnicos da empresa de engenharia percorrem toda a extensão do bairro com aparelhos de ponta para investigação de vazamentos subterrâneos. Estes equipamentos, segundo Tiago, são o "geofone eletrônico" e as "hastes de escuta", que possibilitam a identificação de vazamentos e ligações irregulares não-visíveis.

Tiago comenta que o São Cristóvão foi dividido em duas regiões, a primeira delas compreendendo o plano geral do bairro, e a outra a partir da rua Ambrósio Melchioretto, compreendendo o Morro do Colchão. "Os técnicos foram de rua em rua checando todas as ligações de água", detalha Tiago. Os equipamentos identificam onde há o vazamento, e em seguida, duas retroescavadeiras e duas equipes de encanadores e ajudantes procedem o conserto do local.

A Enops aponta que com os vazamentos consertados e algumas ampliações de rede e interligações executadas nas partes baixas, foi possível melhorar a qualidade da pressão da água que chega ao Morro do Colchão, localidade alta que apesar de receber um "booster" (bomba de pressão) em 2009, começou a registrar interrupções no abastecimento durante o dia, a partir de dezembro de 2010.

O engenheiro afirma que após todos os vazamentos consertados, e as obras de melhorias executadas, o Morro do Colchão esta abastecido integralmente pelo "booster", o que normalizou o abastecimento 24 horas por dia.

"A água não chegava por conta destes vazamentos e porque a bomba de pressão abastecia algumas partes baixas do bairro", detalha Eyng. "Mas com os vazamentos consertados, as ampliações e interligações executadas, o abastecimento das ruas na parte baixa ficará a cargo da Estação de Tratamento do Sertãozinho, e a área alta atendida pelo ‘booster'", acrescenta. O processo, segundo Tiago, vai garantir a setorização do abastecimento do morro, fazendo com que a água suba até os pontos mais altos.

Moradora Terezinha aprova

As mudanças já são sentidas pela comunidade que mora nas áreas altas ou no topo do Morro do Colchão. A moradora Terezinha Alves Ferreira, da rua José Ceará da Costa, sofreu nos últimos meses com as intermitências no abastecimento de água.

Segundo ela, desde que a operação da Enops começou no bairro, o morro começou a receber mais água, principalmente durante o dia. Terezinha também é voluntária da Enops – ela autorizou a instalação de um terceiro equipamento na sua casa, um pequeno controlador que monitora a pressão d'água.

Tiago e a equipe de técnicos da Enops recebem as informações deste terceiro equipamento instalado na casa de Terezinha, e de outros moradores, e a partir daí, monitoram a pressão e são informados se houver interrupções ou quedas de pressão no abastecimento. Tiago, entretanto, alerta que algumas irregularidades tais como fraudes no consumo de água são passíveis de notificação.

Assessoria de Imprensa

Juvan Neto – Jornalista – SC 01359 JP

Fone (47) 9921-4527