A Escola de Música Jazz Band Elite completa 20 anos do dia 19 de maio. Foi fundada em 19 de maio de 1991, com o nome de Jazz Band Elite, em homenagem a antiga banda, que iniciou suas atividades em 1901.
A Escola de Música Jazz Band Elite conta atualmente com cerca de 220 alunos freqüentando aulas de instrumentos, canto coral e musicalização. Os trabalhos são mantidos pela Prefeitura Municipal de Corupá, por meio da Fundação Municipal de Cultura, coordenados por Maria Aparecida Rosa.
Em 2003, Lauro Wendorf Junior assumiu a regência e continua até hoje à frente deste trabalho, auxiliado pelos professores Raphael Sergio Paterno, Maikon Jonas Ponath, Kamila Langhammer Arza Bez, Samuel Gessner, Luciane Pryjmak Ponath e Ricardo Dirceu Romão.
O objetivo da escola para 2011 é ampliar seu efetivo e a aprimorar a qualidade musical de seu contingente através da capacitação dos professores e aquisição de novos instrumentos.
Para comemorar os 20 anos, a Escola de Música promove o Culto Ecumênico no dia 19 de maio (quinta-feira), na Igreja São José, com início às 19 horas. Após o culto haverá jantar por adesão no Salão Paroquial Católic
E outro grande evento programado é o I Encontro de Bandas, de 1 a 3 de julho, no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em comemoração aos 20 anos da Jazz Band Elite. O objetivo é ampliar os conhecimentos musicais por meio da participação em 11 oficinas ministradas por professores de renome, com grande experiência na área. As inscrições estão aberta até 10 de junho para estudantes de música e integrantes de bandas. Haverá alojamento para os participantes na Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira, de 1 a 3 de julho. O valor das inscrições é R$ 40,00 com direito a alimentação, hospedagem e certificado de participação. As inscrições podem ser pelo correio ou por e-mail inscrições.ebjbe.@gmail.com
A Escola de Música trabalha com música em Corupá há 20 anos. "O trabalho sério e respeitado dos professores e da Jazz Band Elite na região certamente são uma referência para que o I Encontro de Bandas em Corupá seja sucesso", finaliza Cida.
As oficinas ministradas são:
1- Regência musical: Maestro alemão Dietmar Wiedmann e Luiz Roberto Lenzi, da banda de Timbó. Ambos são regentes da Grande Orquestra da Scar, durante o Femusc em Jaraguá do Sul
2- Flauta Transversal: Bernardo Senz dos Santos, de Florianópolis
3- Clarineta: Roberto Kock, regente da Orquestra da Scar, de Jaraguá do Sul
4- Saxofone: Erich Heimann Paisn, do Projeto Sopro Novo da Yamaha, de São Paulo
5- Trompa: Weber Alexandre Gomes, de Joinville
6- Trompete: Fernando Dissenha, do Projeto Sopro Novo da Yamaha, de São Paulo
7- Trombone: Marcelo Bambam, do Projeto Sopro Novo da Yamaha, de São Paulo
8- Euphonium e Tuba: Fernando Cesar Meschke, de Curitiba
9- Percussão: Maicon Jonas Ponath, da Jazz Band Elite de Corupá
10- Formação de corporação: Neiva Maria Ortega Marques, representante da Funarte, de Florianópolis. O curso abordará como formar fanfarras na região.
11- Concerto e manutenção de instrumentos: Sergio Luiz da Silva, autorizado da Funarte, de Florianópolis
Ao final do encontro haverá formação de uma grande banda, para comemoração dos 20 anos da Jazz Band Elite, a completar no dia 19 de maio. "Será um evento semelhante ao Femusc, mas em proporções menores e dentro da realidade do município", destaca Cida Rosa, Chefe da Divisão de Cultura.
Haverá participação de bandas do estado e da região. Já estão confirmadas bandas dos municípios de São Bento do Sul, Campo Alegre, Jaraguá do Sul Vidal Ramos e Timbó.
O I Encontro de bandas tem apoio da Arte Movimento da Fundação Catarinense de Cultura, Seminário Sagrado Coração de Jesus, Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira, Prefeitura de Corupá e Yamaha do Brasil de São Paulo, que disponibilizou três professores com grande experiência para ministrarem algumas oficinas.
História da Escola
No ano de 1991, através da Lei Municipal 758/91, foi criada a Escola de Música Jazz Band Elite. O nome é uma homenagem a antiga Jazz Band Elite, que teve início em 1901, com Andréas Linzmeyer e sua família Linzmeyer.
Ao longo dos anos passou por várias transformações, sucessos e dificuldades, encerrando suas atividades em 1929. Porém, o amor pela música foi mais forte e novos integrantes se dispuseram a dar continuidade ao trabalho musical iniciado há quase três décadas. Uma nova banda se formava, a "Jazz Band Elite", composta por novos membros da família Linzmeyer e senhores da sociedade corupaense como França Vossgerau, Michel Stern, Robert Funke, Alberto Maffezzolli, Richardt Wimmer, Manfredo Fuck, Willy Germano Gessner, Eugênio Maffezzolli, Germano Büttgen, Emílio Goldmann, Francisco Mees, entre outros.
A Jazz Band Elite tornou-se uma banda famosa, apresentando-se em diversos estados brasileiros, transformando os músicos no orgulho de Corupá. Com o surgimento da Bossa Nova, que rejeitava a música tradicional, a Jazz Band Elite se extinguiu na década de 60 e os seus instrumentos foram vendidos para o ferro velho.
Com a criação da Escola de Música em 1991, começou o preparo e formação de músicos para retomar o trabalho com uma banda musical. Assim formou-se a "Jazz Band Elite" dos anos 90, que obteve em seu efetivo de matrículas daquele ano 40 alunos e realizou sua primeira audição em dezembro de 1991.
O primeiro professor e regente da banda foi o Maestro José Sluminski que muito se empenhou pelo crescimento e formação de músicos amadores e profissionais. Permaneceu na regência da banda durante 11 anos, de 1991 a 2002.
A Jazz Band Elite, desde a sua criação, fez inúmeras apresentações, participando ativamente dos eventos no município, na região, pelo estado de Santa Catarina e até internacional, quando no ano de 2002 viajou ao Chile, e participou do Encontro Internacional de Bandas na cidade de Melipilla.
No ano de 2003, o até então professor, aluno e integrante da Banda, Lauro Wendorf Junior assumiu a regência e continua até hoje à frente deste trabalho, auxiliado pelos professores Raphael Sergio Paterno, Maikon Jonas Ponath, Kamila Langhammer Arza Bez, Samuel Gessner, Luciane Pryjmak Ponath e Ricardo Dirceu Romão.
Em 2003, a Banda enfrentou o desafio de gravar um programa natalino, juntamente com os demais núcleos artísticos da Fundação Municipal de Cultura – Coral e o Grupo de Teatro Fazendo Arte – para a Rede Globo de Televisão, no programa Globo Rural.
Anualmente a banda participa ativamente em programações culturais dos mais diversos gêneros, buscando acima de tudo elevar a cultura musical corupaense, realizando apresentações nas comunidades, em escolas, festas, desfiles, festividades natalinas, tanto no município como em toda a região, no seu estado e fora dele.
Buscando despertar o interesse e gosto de nossas crianças e jovens pela música, no ano de 2010 a Banda, juntamente com as demais atividades da escola de música, passou a oferecer curso de Musicalização Infantil, atividade baseada em estudos de pesquisadores musicais abrangendo pulso, ritmo, coordenação motora, criatividade, interpretação, senso crítico e convivência em grupo permitindo um bom desenvolvimento sócio intelectual.
A escola ainda oferece na sua sede, aulas de Flauta Doce em grupo e Canto Coral a todas crianças e jovens que frequentam o ensino fundamental de nosso município, e sem custo algum. Estas aulas são ministradas pela professora Kamila Langhammer Arza Bez.
Mais informações: 3375-1399