Valores alterados e não recebimento da conta são as principais reclamações de alguns clientes
O Samae realiza a leitura do consumo de água, através de empresa terceirizada, que no momento da leitura já emite a fatura, normalmente com vencimento para 30 dias. Algumas faturas com vencimento em maio/11 não puderam ser impressas no momento da leitura devido a falhas em coletores de dados e por este motivo alguns clientes não receberam estas contas. A orientação, para quem não recebeu a fatura de maio, é retirar a 2ª via na sede do Samae ou diretamente no site http://www.samaejs.com.br/, no link "2ª via da sua fatura". Não sendo possível nenhuma destas opções, o cliente pode solicitar a entrega da 2ª via pelo fone (47) 2106-9100.
Outra dificuldade apontada por alguns clientes é o valor mais elevado na fatura de água. O Samae coloca à disposição o Setor de Atendimento para resolver caso a caso, através de uma revisão de consumo, que aponta as causas mais comuns na alteração nos valores das faturas:
1) Vazamentos internos: vazamentos na instalação hidráulica, que são de inteira responsabilidade do cliente. Caso sejam ocultos ou imperceptíveis e comprovados ao Samae, é possível requerer abatimento na fatura de água, calculada com base na média dos últimos seis meses de consumo.
2) Erros de leitura: ocasionam alterações nos valores das faturas. A revisão de consumo realizada pelo Samae detecta estes erros. O cliente é ressarcido ou tem sua fatura corrigida.
3) Consumo elevado: esta situação ocorre normalmente quando o cliente realmente gasta a água em atividades extras, como limpeza ou lavação de roupas, refletindo no consumo mensal.
O Samae pede desculpas pelo transtorno e fica à disposição da população, com atendimento pelo telefone (47) 2106-9100 e na sede situada à rua Erwino Menegotti, 478, bairro Água Verde, no horário de atendimento das 8 às 16 horas, sem fechar para o almoço.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Gestão Ambiental / SAMAE. 24 de maio de 2011.