Até o final da manhã, cerca de 300 pessoas haviam participado das atividades na PMJS
A abertura oficial do Dia do Desafio no município aconteceu por volta das 8 horas desta quarta-feira (25), no pátio da Prefeitura de Jaraguá do Sul, com a participação do prefeito em exercício Irineu Pasold, do presidente da Câmara de Vereadores, Jaime Negherbon, e do gerente do Sesc/Jaraguá, Sérgio Pedrotti. A solenidade reuniu 180 pessoas – a maioria servidores públicos municipais -, que participaram do Aulão de Ginástica Laboral, a primeira atividade realizada na prefeitura jaraguaense. Na sequência, iniciaram outras duas atividades: o Game Ativo, no formato Kinect, que são jogos virtuais sem uso de controle; e o Desafio no Rapel (na caixa d'água, junto ao estacionamento), que envolveu cerca de 50 pessoas até o final da manhã, somando um total de aproximadamente 300 participantes.
Estas duas atividades serão realizadas até às 18 horas e são abertas à comunidade, porém, no rapel, a participação de menores de 18 anos será permitida apenas com a presença dos pais, mediante comprovação por documento. Além disso, para todos os interessados em participar desta atividade, é necessário o uso obrigatório de tênis, roupas confortáveis e cabelos amarrados. As inscrições são feitas na hora, por ordem de chegada.
A comunidade também poderá participar de uma série de atividades a que estão ocorrendo até as 16h30, na Praça Batalhão de Suez (ao lado do Mercado Público), na Avenida Getúlio Vargas, Centro: atividades recreativas e culturais; aulas de Tai Chi Chuan e Yoga, de capoeira e de dança, entre outras. A população ainda tem como opção utilizar a estrutura do Sesc, no bairro Czerniewicz, onde os coordenadores estão ocorrendo diversas brincadeiras e jogos. A programação oficial do Dia do Desafio está disponível nos sites da Fundação Municipal de Esportes/JS (http://www.fmejaraguadosul.com.br/), da Prefeitura de Jaraguá do Sul (http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/) e do Sesc/JS (http://www.sesc-sc.com.br/unidades/?c=jaraguadosul).
A coordenadora geral do Dia do Desafio, Karine Festugatto, informa que valem as atividades realizadas do primeiro minuto às 21 horas desta quarta-feira, independentemente da programação oficial. De acordo com ela, também podem ser computadas as pessoas que fazem seus exercícios habituais (caminhada, corrida, pedalada, subida de escadas, etc. – individualmente ou em grupo) ou frequenta academia, mas precisa ser pelo menos durante 15 minutos. Depois, basta informar a participação no evento, ligando para 3370-9797 ou 3275-7800. Envolver 70% da população neste Dia do Desafio é a meta de Jaraguá do Sul, que tem como desafiante a cidade Vila de Alvarez, do estado de Colima, no México .
HISTÓRIA – Criado no Canadá no início da década de 80 e difundido mundialmente pela The Association for International Sport for All (entidade sediada na Alemanha), o Dia do Desafio é promovido anualmente na última quarta-feira do mês de maio. Nessa data, pessoas de todas as idades são convidadas a realizar pelo menos 15 minutos de atividades físicas, envolvendo-se em uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, que tentam mobilizar o maior percentual possível de participantes, tendo como base de cálculo o número oficial de habitantes do município. A edição deste ano ocorrerá no próximo dia 25, do primeiro minuto às 21 horas.
No Brasil, o Dia do Desafio foi realizado pela primeira vez em 1995, por iniciativa do Sesc São Paulo. O número de cidades participantes tem aumentado a cada edição, sendo que em Santa Catarina este ano estão confirmados 110 municípios, o que representa um crescimento de 58% em relação a 2010, quando foram registrados 70 desafiantes no Estado. Mais informações sobre a história do evento podem ser obtidas no site www.sescsp.org.br/diadodesafio.
JARAGUÁ – A estreia de Jaraguá do Sul no evento ocorreu em 2001, mas o município tem nove participações, pois ficou fora do evento nas edições de 2007 e 2008. A cidade mexicana de Atlixco foi a adversária de 2010, quando o município jaraguaense envolveu 51,6% de sua população em atividades físicas e ficou abaixo de sua meta de 70%, mas acabou ganhando por WO porque os mexicanos não encaminharam seu resultado para o Sesc São Paulo, responsável pela coordenação geral do evento no Brasil. O Sesc de Jaraguá é responsável pela coordenação geral das atividades na microrregião da Amvali, que tem outros dois participantes: Guaramirim – que estreou em 2010 – e São João do Itaperiú, que participa pela primeira vez este ano.
Fonte: Karine Festugatto – coordenadora geral do Dia do Desafio na PMJS (47 – 3370-9797)
Jorge Pedroso
Jornalista (DRT/RS 6009)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
Telefone: 2106-8013