Falha na distribuição interna de água da empresa não tem nenhuma relação com a água fornecida pelo Samae
O sistema de abastecimento de água de Jaraguá do Sul, operado pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), obedece aos critérios técnicos e legais, especialmente o disposto na Portaria 518/04 do Ministério da Saúde. Para tanto um monitoramento contínuo da qualidade da água produzida é realizado e são coletadas e analisadas mensalmente quase 300 amostras de água nos diferentes bairros da cidade. Assim o Samae garante a segurança da água para consumo humano.
No bairro Vila Lalau, onde fica localizada a empresa WEG e cujo comunicado oficial apontou 530 colaboradores afetados por contaminação devido à falha na distribuição interna de água, o monitoramento da qualidade da água do Samae não detectou nenhum tipo de anormalidade. Os valores de pH, cloro, cor e turbidez são normais e atendem às exigências do Ministério da Saúde, com ausência de coliformes durante o mês de maio, incluindo a data de 27/05/2011 em que a contaminação ocorreu. O relatório de ensaio com os resultados de análise pode ser acessado.
O Samae esclarece à população que a qualidade da água distribuída no município é confiável e que fontes de qualidade duvidosa devem ser evitadas, como riachos e poços, em que o risco de contaminação é alto. Os investimentos em água potável são revertidos em economia nos gastos de saúde pública, por isto sob nenhuma hipótese a água do Samae pode ser misturada com outras fontes, do contrário o trabalho de saneamento é frustrado.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Gestão Ambiental / SAMAE. 1º de junho de 2011.