O diretor de Prevenção da Defesa Civil de Santa Catarina, major Emerson Emerim, e o engenheiro civil do órgão, Fernando Rabello, se encontraram na última quarta-feira (8), em Jaraguá do Sul, com o secretário da Defesa Civil do município, Jair Alquini, e técnicos do órgão local para realização de vistorias em pontos onde serviços de recuperação e prevenção ainda estão pendentes para solucionar problemas causados pelas enxurradas ocorridas a partir do mês de janeiro deste ano. Segundo Emerim, o Governo Federal disponibilizou R$ 3 milhões para todos os municípios atingidos no Estado e as vistorias são necessárias para que a Defesa Civil estadual faça um mapeamento de intervenções que poderão ser contempladas com recursos. As ações devem estar concluídas pelos municípios atingidos até o dia 19 de julho, data de encerramento do período de Situação de Emergência.
"Esperamos que venha um bom volume de recursos para que a gente possa contratar o máximo possível de serviços e de máquinas, concluindo a execução das obras dentro do prazo solicitado", disse Alquini. A comitiva realizou vistorias em 16 pontos (alguns já com obras concluídas), entre eles:
-Ponte Maria Cristina Dias Vailatti ("ponte da Madri"). Necessidade de limpeza de banco de areia e de entulhos acumulados no Rio Jaraguá.
-Ponte Expedicionário Carlos Frederico Vasel ("ponte do Beira Rio"). Necessidade de enrocamento (colocação de barreira de pedras às margens do Rio Jaraguá para evitar erosões).
-Rua Wolfgang Weege, próximo ao Parque Malwee. Necessidade de limpeza e enrocamento às margens do Rio Garibaldi.
-Fundos da Escola Professora Gertrudes Steilein Milbratz, no bairro Rio da Luz. Necessidade de enrocamento às margens do Rio da Luz.
-Fundos do Centro de Educação Infantil Estrada Nova. Necessidade de prolongamento de obras de contenção às margens de córrego.
-Colocação de galerias nas ruas João Ropelatto e Edmundo Koch (Nereu Ramos); Expedicionário Ewaldo Schwarz e Francisco Dutra (Tifa Schubert); Artur Enke, Paulo Klitzke, Hedwig Achterberg Behling e Roberto Ziemann (Amizade); e Henrique Marquardt (Czerniewiz).
Fonte: Jair Alquini – secretário da Defesa Civil – (47) 2106-8235 ou 8820-0007
Altamir Ricardo
Jornalista (0003380 SC)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8095