O prefeito Samir Mattar (PMDB) assinou no último dia 6 de junho a lei que estabelece reposição salarial para os professores e especialistas da rede municipal de ensino de Barra Velha. Os profissionais do magistério público da Educação Básica receberão um aumento de 16%. O valor será pago referente aos salários de maio (índice de 8%) e os 8% restantes em agosto, em proposta elaborada pela Prefeitura e aprovada pela Câmara de Vereadores,
Segundo o prefeito, o piso salarial da categoria em Barra Velha ficará em R$ 1.187, em conformidade com a lei federal número 11.738, de 16 de julho de 1008. As despesas correrão por conta do orçamento local. A lei teve efeito retroativo à data de 1º de maio de 2011, ou seja, já está valendo.
Segundo a secretária Antonina Ramos, com esta adequação salarial, Barra Velha está na frente de muitos municípios que não encontraram índices ideais para repor perdas da categoria e nem cumpriram ainda a lei federal que estabelece o piso do magistério.
Antonina também se refere à cobrança feita pelos servidores da Educação, organizados numa entidade própria. Ela assegura que a categoria é consciente, tem bom senso e profissionais de valor, mas não deveria falar em paralisações ou greves antes de acompanhar o esforço da Administração Municipal em atender aos pedidos dos professores.
"Tivemos um aumento salarial em 2010, e agora 16%", destaca. "Recebi a entidade dos professores no gabinete em abril, ouvimos seus pedidos, estamos reformulando o plano de cargos e salários", enumera. O plano, segundo ela, terá redação finalizada e vai para análise jurídica e votação na Câmara de Vereadores, mantendo garantias como a regência de classe, "e não prejudicando os profissionais".
A secretária também destaca que não conhece a notícia de que a categoria teria reivindicado 25% de aumento. "Não há um único documento por escrito dos professores repassado à secretaria reivindicando esse índice", frisa. Antonina frisa que a Administração estuda a reposição de 16% desde janeiro, e o aumento vai beneficiar um total de 253 professores.
Fonte:
Antonina Damásio Ramos
Secretária municipal de Educação
Fone (47) 3446-7724 ou 3446-7732
Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7716 / 9109-4526 / 9921-4527