Uma caminhada no centro da cidade com cerca de 400 idosos marcou hoje (15) o Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa. A mobilização iniciou na praça da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul e terminou na Praça Ângelo Piazera, com um aulão de ginástica. O evento teve por objetivo sensibilizar a sociedade para combater as diversas formas de violência ao idoso, como a violência física, o abuso psicológico, o abandono, a negligência e o abuso financeiro.
Na opinião da pensionista Leonir Langer, de 81 anos, o principal desrespeito que o idoso sofre atualmente é o financeiro. "Muitos filhos só querem o dinheiro dos pais idosos, fazem empréstimos e dívidas e o idoso sofre com isso", comenta. Ela diz que também existe o desrespeito financeiro por parte de empresas de crédito, que comprometem um percentual maior que o permitido do benefício do aposentado. O presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Amandos Klabundi, destaca também a necessidade de mais atenção das famílias às pessoas da terceira idade. "Avalio que já avançamos muito na questão dos direitos dos idosos, mas ainda falta carinho e atenção para os idosos dentro da família", afirma. Para a diretora de Proteção Básica da Assistência Social, Maria Amélia Cavalcanti da Silva, o evento demonstrou a força que a terceira idade tem, para dar e vender, e que essas pessoas precisam ser respeitadas em todos os seus direitos.
No final da mobilização, antes do aulão de ginástica, os idosos foram homenageados pelas crianças integrantes do Grupo Vocal e Instrumental dos Cras e também pelo Coral da Terceira Idade, em um momento de integração de gerações.
Fonte: Maria Amélia Cavalcanti da Silva – diretora de Proteção Básica da Secretaria da Assistência Social – (47) 2106-8271
Clarissa Borba
Jornalista (SC-01973-JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8222, 2106-8199