A comarca de Barra Velha, sob o comando do juiz Edson Luiz de Oliveira, promoveu na última quinta-feira (9 de junho), no salão do júri, a palestra "Meio Ambiente e a Realidade do Município", ministrada pela engenheira sanitarista e ambiental Débora Brasiliense Ferreira, da Fundação do Meio Ambiente de Barra Velha (Fundema).
A palestra fez parte das comemorações da comarca à Semana do Meio Ambiente. Durante o evento, foram distribuídas mudas de árvores frutíferas. Na plateia, cerca de 30 servidores do Judiciário, inclusive o juiz Edson. Débora abordou a história recente da preocupação mundial com o meio ambiente, levantando a Eco 92 e a Agenda 21.
Depois, falou sobre a vasta legislação ambiental brasileira, que é uma das mais completas do mundo, mas pouco aplicada. A engenheira da Fundema ainda abordou o Código Ambiental Estadual, que tem várias polêmicas inclusive em Brasília, e mostrou a realidade de Barra Velha, os vários ecossistemas da cidade e os problemas encontrados em cada um.
Para finalizar, detalhou o trabalho da fundação, suas dificuldades no dia a dia e a atuação do Parque Natural Municipal Caminho do Peabiru. No final foram distribuídas mudas de ipê. A Fundema também participou dos festejos do Divino Espírito Santo, e durante a novena da última sexta-feira, dia 10, repassou 100 mudas para a comunidade católica.
Fonte:
Débora Brasiliense Ferreira
Engenheira sanitarista – Fundema
Fone (47) 3457-1184
Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7716 / 9109-4526 / 9921-4527