A Secretaria Municipal de Saúde de Barra Velha passou a partir desta segunda-feira, dia 20 de junho, a centralizar seus serviços em uma nova e ampla estrutura que segundo o prefeito Samir Mattar (PMDB) vai garantir melhor atendimento à comunidade e ainda gerar renda para a Escola Especial Flávio Quirino Borges, da Apae de Barra Velha. A secretaria está se instalando na rua José Raimundo Ramos, 180, ao lado da Escola Especial, em espaço próprio e individual da unidade, locado para o Município.
De acordo com o secretário interino da Saúde, Eurides dos Santos, o espaço a ser usado integrava o antigo projeto da "Casa Lar", elaborado pela Apae, mas que não foi implantado. Toda a estrutura do setor estava ociosa, e a partir de um acordo, a Prefeitura alugou o prédio diretamente da diretoria da escola.
Nesta nova estrutura, toda a parte administrativa da Saúde será centralizada. O setor antes funcionava em anexo à Fundação Hospitalar Municipal, na rua Miranda Coutinho, no centro da cidade, mas precisava ser individualizado em virtude do crescimento da demanda pelo serviço. Eliana Bittencourt, secretária adjunta da Saúde, adianta que toda a coordenação das Estratégias de Saúde da Família (ESF) ficará no centro, assim como agendamento de carros, de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), e serviços do Consórcio Intermunicipal de Saúde.
A Vigilância Epidemiológica também será centralizada na nova secretaria, que atenderá pelos fones 3456-1067, 3456-0909 e 3456-0278. "Aqui temos um salão para amplo atendimento e espaços definidos para cada programa", detalha Eliana. A nova secretaria também fará agendamentos para exames como o de ultrassom, expedição de medicamentos controlados e processos de liberação de medicamentos diversos. Para a Apae, a locação da sala renderá R$ 1.200,00 mensais. A Escola Especial desistiu de implantar a Casa Lar porque não havia demanda suficiente de alunos para residir no local e nem profissionais inicialmente à disposição deste espaço.
Na rua Miranda Coutinho, na Unidade Central de Saúde, ainda funcionará o setor de vacinas, programa de combate às doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS) e atendimentos de raio-x e ultrassom.
Fonte:
Eliana Bittencourt
Secretária adjunta de Saúde
Fone (47) 9109-4903
Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7716 / 9109-4526 / 9921-4527