Para tentar conseguir o benefício Tarifa Social para Consumidor de Baixa Renda – um desconto na conta de luz de 10 a 65% dependendo do consumo – o cidadão deve ter renda familiar per capita (por pessoa) de até meio salário mínimo (R$ 272,50) e fazer o Cadastro Único (CadÚnico). O cadastro é feito pelo setor de assistência social das prefeituras. Na Prefeitura de Jaraguá do Sul, o setor de Bolsa Família, da Secretaria da Assistência Social, é o responsável por fazer o cadastro. Com os documentos para inscrição em mãos (ver lista abaixo), o cidadão deve fazer o CadÚnico e aguardar cerca de uma semana para retirar, no mesmo setor, a Declaração de Baixa Renda. Na declaração constam dados pessoais e o Número de Inscrição Social (NIS).
Os documentos para solicitar a tarifa social na Celesc são a declaração de baixa renda, a conta de luz e os documentos pessoais. A entrega desses documentos na Celesc não é garantia de que se conseguirá a tarifa social, sendo que outros itens serão avaliados, como a faixa de consumo de energia elétrica, por exemplo.
Os documentos necessários para fazer o CadÚnico são:
1. Caderneta de vacinação dos filhos
2. Carteira de trabalho (do casal)
3. CPF (do casal)
4. Título de eleitor (do casal)
5. Certidão de casamento (se tiver)
6. Certidão de nascimento ou identidade dos filhos
7. Comprovante de residência atual (conta de água, luz, telefone)
8. Folha de pagamento (se tiver)
Caso tenha interesse em participar do Programa Bolsa Família, além dos documentos acima, também é necessário atestado de frequência da creche ou escola dos filhos.
Fonte: Edimara de Souza – secretária da Assistência Social, Criança e Adolescente – (47) 2106-8101, 8820-0031
Clarissa Borba
Jornalista (SC-01973-JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8222, 2106-8199