A atuação da empresa Enops Engenharia visando o gerenciamento dos sistemas de água de Barra Velha resultou em um avanço considerável na implantação de novas redes no município. De acordo com os demonstrativos da empresa, contratara para gerir o sistema desde 2009, o assentamento de novas redes para atender ligações de água para a população nos diversos bairros somou 10.285 metros de extensão no período, com 1.232 novas ligações de água no município.
Os bairros mais beneficiados com novas unidades de ligações prediais foram Itajuba, com 450 novas ligações, o São Cristóvão, com 276, e o centro, com 263. Mas a empresa atuou em praticamente todos os bairros e localidades. O relatório de expansão da empresa aponta ainda as comunidades beneficiadas com extensão de rede: foram 4.339 metros de ampliação em Itajuba, 2.863 metros no centro e outros 2.011 efetuados no São Cristóvão.
O engenheiro Tiago Ramos Eyng, da Enops, cita que somente o serviço executado em Itajuba, de ampliação de rede e reforço na rede existente, potencializou a capacidade de abastecimento no bairro, que registra picos de ocupação durante a temporada de verão, e conseguiu regularizar o abastecimento no último final de ano, que não registrou reclamações de falta d'água. "Esse crescimento é também um demonstrativo de como a cidade vem crescendo", avalia Tiago.
O engenheiro aponta ainda que além destas mais de 1.200 novas ligações, houve o conserto de vazamentos em todo o município, detectados utilizando tecnologias de ponta, e interligações efetuadas nas redes existentes, executadas nas partes baixas do São Cristóvão, através das quais foi possível melhorar a pressão de água que chega ao Morro do Colchão.
Morro do Colchão normalizado
"Após todos os vazamentos consertados, e as obras de melhorias executadas, o Morro do Colchão está agora abastecido integralmente pelo ‘booster', que aumentou a pressão d'água e que normalizou a disponibilidade de abastecimento nesta localidade", complementa Eyng.
Também foram diversos os remanejamentos de adutoras e redes para desvio das novas galerias de águas pluviais que a Prefeitura implantou em córregos da cidade, como por exemplo a travessia aérea às margens da lagoa, por ocasião do asfaltamento da avenida Vice-Prefeito José do Patrocínio de Oliveira de acesso à Quinta dos Açorianos.
Anote aí
Unidades de ligações prediais instaladas:
Centro: 263;
Escalvados: 1;
Icaraí: 53;
Itajuba: 450;
Los Angeles: 39;
Medeiros: 4;
Quinta dos Açorianos: 65;
São Cristovão: 276;
Sertãozinho: 3;
Tabuleiro: 39;
Vila Nova: 32;
Vila Paraguai: 7.
Bairros beneficiados com extensão de rede:
Centro: 2.863 metros;
Icaraí: 260 metros;
Itajuba: 4.339 metros;
Los Angeles: 106 metros;
São Cristovão: 2.011 metros;
Tabuleiro: 588 metros;
Vila Nova: 118 metros.