Com o objetivo de detectar as principais áreas de risco em Jaraguá do Sul e com isto propor ações concretas para melhoria destas localidades, o Plano Municipal de Redução de Riscos que está sendo elaborado desde 2009 pela Prefeitura através da Secretaria Habitação e Regularização Fundiária se prepara para uma nova fase.
Segundo a secretária municipal da Habitação e Regularização Fundiária, Maristela Menelpara a próxima das 11 etapas previstas antes da conclusão do plano prevê um convênio com a Católica de Santa Catarina que irá ceder estagiários da área de arquitetura para fazer um "cadastro único" das famílias que residem neste área.
Maristela Menel explica que desde 2007, a criação de um Plano Municipal de Redução de Riscos é uma exigência do Governo Federal para captação de recursos da União para o setor habitacional dos municípios. "Estamos no final da sétima etapa que prevê a conclusão para saber quantos são os loteamentos irregulares que apresentam algum tipo de risco aos ocupantes. Tendo feito isto passaremos a elaboração do cadastro único", explicou.
"Além da questão dos repasses, o Plano de Redução de Risco nos permitirá estabelecer ações para evitar este tipo de acontecimento relacionado a enxurradas ou desabamentos e, por fim, investir nestas áreas para que possam ser recuperadas", adiantou Maristela Menel.
Fonte: Maristela Menel, Secretária de Habitação e Regularização Fundiária – 2106-8636
Emerson Gonçalves
Jornalista (MTB 3140/11/190)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8229, 2106-8199