Consultório informatizado facilita o atendimento de pacientes

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

No posto da Vila Nova, o atendimento informatizado das pacientes ginecológicas e gestantes está melhorando a qualidade e a quantidade dos dados das mulheres atendidas. Desde a recepção, passando pela enfermagem, até o consultório do médico, tudo fica registrado no computador, facilitando a organização de dados como acompanhamento das doenças, remédios, exames e encaminhamentos. O médico ginecologista e obstetra Luiz Fernando Gonçalves explica que o consultório informatizado proporciona praticidade e rapidez aos procedimentos médicos que necessitam de registro e dá mais credibilidade ao prontuário do paciente (histórico de saúde). O sistema SaúdeTech foi comprado pela prefeitura e desenvolvido pela empresa de sistema de informação licitada. O consultório informatizado está em fase de teste no posto da Vila Nova e do Amizade, mas a intenção da Secretaria da Saúde é implantá-lo em todas as unidades.

O médico Luiz Fernando explica que, antes da implantação do sistema, o prontuário do paciente era feito manualmente e que a localização de informações importantes, como medicamentos utilizados e doenças ocorridas, era demorada. Agora ele pode rapidamente acessar essas informações através do computador. Uma das desvantagens do sistema é a dependência da rede de internet e da energia elétrica para executar os procedimentos médicos. "Caso haja falta de energia no momento do atendimento, o registro é feito manualmente e depois é digitalizado", explica Luiz Fernando.

Fonte: Francisco Airton Garcia – secretário da Saúde – (47) 2106-8436, 8820-0095

Clarissa Borba

Jornalista (SC-01973-JP)

Diretoria de Comunicação

Prefeitura de Jaraguá do Sul