Após a decisão da Prefeitura em não renovar o contrato emergencial, a empresa Enops Engenharia transferiu oficialmente o comando do sistema de água e saneamento de Barra Velha para a estatal Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), após uma visita técnica de transição à Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Sertãozinho, na presença de representantes da Prefeitura local e técnicos das duas empresas.
A visita técnica aconteceu na segunda-feira, dia 12, e segundo informa o gerente da Enops no município, engenheiro Tiago Ramos Eyng, proporcionou à estatal que assume o sistema conferir ‘in loco' as melhorias efetuadas pela Enops – durante a transição foram visitadas todas as unidades operacionais, ‘boosters' instalados nos bairros e a ETA. O grupo também esteve no reservatório da rua Joaquim Ventura Scofet, na Colina das Comunicações, centro da cidade. E desde meia-noite do dia 12 de setembro, o sistema está definitivamente sob a responsabilidade da Casan.
Estrutura renovada
A Enops argumenta que dois anos após assumir o sistema em caráter emergencial, a estrutura oferecida para a comunidade de Barra Velha apresenta um diferencial. O assentamento de novas redes para atender ligações de água nos diversos bairros somou mais de 10.300 metros de extensão neste período, com ligações de água no município superando 1.300. "Ampliamos a rede toda em 11% em dois anos", avalia o gerente.
Os bairros mais beneficiados com novas unidades de ligações prediais foram Itajuba, São Cristóvão e o centro. Mas a empresa atuou em praticamente todos os bairros e localidades. O relatório de expansão da empresa também aponta que entre as comunidades beneficiadas com extensão de rede, foram mais de 4.400 metros de ampliação em Itajuba, mais de 3.000 metros no centro e outros 2.100 efetuados no São Cristóvão.
O engenheiro Tiago cita que somente o serviço executado em Itajuba, de ampliação de rede e reforço na rede existente, potencializou a capacidade de abastecimento no bairro, que registra picos de ocupação durante a temporada de verão, e conseguiu regularizar o abastecimento nos últimos dois veraneios.
Eyng aponta ainda que além destas mais de 1.200 novas ligações, houve o conserto de vazamentos em todo o município, detectados com o uso de tecnologias de ponta, e interligações efetuadas nas redes existentes, executadas nas partes baixas do São Cristóvão, através das quais foi possível melhorar a pressão de água que chega ao Morro do Colchão. "O morro passou a ser abastecido integralmente pelo ‘booster', que normalizou a disponibilidade de abastecimento nesta localidade".
Na ETA do Sertãozinho, a estrutura de captação foi reformada, e várias melhorias internas executadas. Também foram diversos os remanejamentos de adutoras e redes, como por exemplo, a travessia aérea às margens da lagoa, por ocasião do asfaltamento da avenida Vice-Prefeito José do Patrocínio de Oliveira, de acesso à Quinta dos Açorianos.
"A Enops aproveita para agradecer a todos os fornecedores, parceiros, colaboradores e a toda a população barra-velhense, tendo a certeza de que todos trabalhamos juntos para melhor atender a moradores e veranistas da região", comenta Tiago.
Assessoria de Imprensa Enops
Juvan de Souza Neto – Jornalista
Fone (47) 9921 4527