"Memórias bordadas: a história do wandschoner" é o título da exposição temporária montada no Museu Histórico Emílio da Silva, onde pode ser apreciada pelo público até o dia 30 deste mês. A supervisora da instituição, Ivana Cavalcanti, explica que esta mostra integra um dos eventos permanentes da agenda do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Primavera dos Museus, que acontece anualmente, desde 2007, e este ano adotou o tema "Mulheres, museus e memórias" para uma reflexão sobre como o gênero, a mulher e o feminino estão sendo pensados na contemporaneidade.
Ivana informa que a 5ª Primavera dos Museus, que acontece de 19 a 25 deste mês, contempla 1.768 eventos idealizados por 586 instituições museológicas em todas as regiões do País e estão sendo divulgados no site do Ibram (http://www.museus.gov.br/). "Nós estamos participando com esta exposição realizada com alunos do Centro Universitário Católico de Santa Catarina, que criaram para este projeto releituras de wandschoner, desenvolvendo a criatividade por meio do design e do bordado", acrescenta a supervisora. Ela esclarece que "wandschoner" eram panos protetores de parede usados para proteger e enfeitar as casas da região até a primeira década do século XX. Confeccionados com retalhos de algodão ou linho e bordados à mão, eram colocados nas cozinhas, em cima do caixote de lenha, escondiam panos de mão e de louça ou eram organizados em conjuntos de várias peças com bordados combinados.
De acordo com Ivana Cavalcanti, a coletânea "Memórias bordadas: a história do wandschoner" reúne, junto aos originais, 27 releituras destes panos feitas pelos alunos, sob a orientação e coordenação das professoras Mariza Rama e Marisa Tensini Kaufmann, do curso de Moda e Design, que é coordenado pelo professor Nelson Almeida Netto.
Horário de funcionamento do museu
Terça a sexta-feira: das 8 às 11h30 e das 13h30 – 16h30
Sábado: das 9 às 12 horas
Domingo: das 15 às 18 horas
À noite: com agendamento
Informações
Tel.: 47 – 3371-8346
E-mail: museuhistorico@jaraguadosul.com.br
Fonte: Ivana Cavalcanti – supervisora do Museu Histórico de Jaraguá do Sul Emílio da Silva (47 – 3371-8346)
Jorge Pedroso
Jornalista (DRT/RS 6009)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
Telefone: 2106-8013