You are currently viewing Feira de tecnologias para Educação reuniu 47 trabalhos

Feira de tecnologias para Educação reuniu 47 trabalhos

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Secretaria da Educação realizou nesta sexta-feira (23), no Centro Universitário Católica de Santa Catarina, o segundo e último dia de atividades da 1ª Feira de Tecnologias Aplicadas à Educação (Fetae). Durante todo o evento foram expostos 47 trabalhos pedagógicos desenvolvidos por professores, em parceria com alunos, que tenham sido aplicados no ambiente escolar com auxílio de recursos tecnológicos, como editores de texto e de vídeo, ambientes colaborativos (blog e pbworks), planilhas, apresentação de slides, jogos digitais, registros de máquina fotográfica, filmadora, celular, entre outros meios. O primeiro dia de feira, ocorrido na sexta passada, foi dedicado à Educação Infantil e aos Anos Iniciais. Hoje, foram apresentados trabalhos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

"A feira tem como objetivos promover a inclusão digital dos profissionais e alunos da rede municipal de ensino, fomentar o interesse pela inserção das tecnologias no processo de ensino e de aprendizagem, e oportunizar aos profissionais da educação a socialização de experiências que tiveram êxito na utilização das tecnologias como recurso pedagógico. Os trabalhos serão avaliados por profissionais da região com conhecimento em tecnologias", explica a coordenadora de programas e projetos da Semed, Célia Reichert Engelmann.

O professor vencedor de cada categoria (A – Ed. Infantil; B – 1º, 2º e 3º; C – 4º e 5º; D – 6º e 7º; E – 8º e 9º) recebe um netbook como prêmio. A divulgação dos resultados e a entrega da premiação acontecem no próximo dia 28, às 19 horas, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas). "Neste dia, a Semed presenteará os profissionais da rede municipal com a palestra "Educação e Tecnologias: desafios atuais para a prática docente", com o sociólogo, professor e doutor Sérgio Abranches. As inscrições para a palestra são abertas ao público e gratuitas, e devem ser feitas no site da secretaria – http://educacao.jaraguadosul.com.br/. As vagas são limitadas e preenchidas conforme a ordem de inscrição", conclui Célia.   

"É fantástico podermos apresentar o que trabalhos na escola e também aprendermos com os alunos", disse a professora de Inglês e Português da Escola Professora Gertrudes Steilein Milbratz, Jurema Grümm, que, além de assistir às explanações dos colegas, apresentou duas oficinas durante o evento. "Percebo que os alunos gostam de imagem, seja em vídeo ou em fotografia. A compreensão do conteúdo que os professores passam em sala de aula é muito melhor quando incorporamos imagens", reconhece o professor de História das escolas Rodolpho Dornbusch e Waldemar Schmitz, Espedito Pauli. Ele esteve à frente da oficina "História da Escola Rodolpho Dornbusch Contada em Quadrinhos", na qual estudantes foram responsáveis pela distribuição de imagens usando o programa educativo Hagáquê. Já o professor de Matemática da Escola Max Schubert, Roni Carlos dos Santos, apresentou a oficina "Proporção – atividades significativas". Entre os assuntos abordados estão a utilidade do estudo da proporção na ampliação de objetos, escala cartográfica, resolução de imagens e extensão de arquivos (jpg, gif, raw, tiff, vga,…).

Fonte: Célia Reichert Engelmann – coordenadora de programas e projetos da Secretaria Municipal da Educação – (47) 2106-8188

Altamir Ricardo
Jornalista (0003380 SC)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8095