Social encomendou levantamento das áreas vulneráveis para saber onde deve haver maior atuação da secretaria
A Secretaria da Assistência Social apresentou nesta segunda-feira (17) à prefeita Cecília Konell a primeira etapa da pesquisa de vulnerabilidade social de Jaraguá do Sul. A pesquisa foi encomendada pela secretaria à empresa Painel Instituto de Pesquisas (Joinville), em março deste ano, com o objetivo de conhecer melhor a realidade social da cidade, através de dados numéricos, estatísticos e geográficos.
A diretora da empresa Painel, Hermelinda Januária, explica que a pesquisa teve como base números do IBGE, do Ideb e da própria demanda da Secretaria da Assistência Social. "Com a pesquisa, o município vai poder monitorar as famílias que hoje estão em situação de vulnerabilidade social", conta Hermelinda. Ela complementa que Jaraguá tem ótimos índices sociais, sendo destaque em renda e trabalho dentre outros municípios do estado. "Mas existem algumas regiões específicas que são vulneráveis socialmente e é nessas regiões que nós focamos o estudo", diz. De forma preliminar, a primeira etapa da pequisa já indicou algumas áreas de maior vulnerabilidade, que são Rio da Luz, Nereu Ramos e Estrada Nova.
A diretora de Proteção à Criança e ao Adolescente, Janice Anacleto, explica que a pesquisa atende a uma exigência da Política Nacional de Assistência Social, que prevê diagnóstico detalhado das regiões a serem atendidas, por exemplo, por um Cras. "Nós precisamos conhecer a realidade dos bairros, a renda das famílias, o número de pessoas nas residências, a escolaridade, entre outros itens, para, aí sim, planejarmos onde vamos instalar um novo Cras", cita Janice. A segunda etapa da pesquisa consiste na construção de mapas sociais do município que irão instruir as equipes dos Cras e também indicar onde deve haver maior atuação da secretaria.
Fonte: Janice Anacleto – diretora de Proteção à Criança e ao Adolescente – (47) 2106-8234, 8820-0006
Clarissa Borba
Jornalista (SC-01973-JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8222, 2106-8199