You are currently viewing Alunos de Corupá visitam Escola Rural Familiar de Guaramirim

Alunos de Corupá visitam Escola Rural Familiar de Guaramirim

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

Os alunos das escolas municipais Francisco Mees e José Pasqualini conheceram a Erfag (Escola Rural Familiar Rural de Guaramirim), no último domingo (23), acompanhados de Rubens Hafemann, secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Corupá, das assistentes administrativas Maria Claudete Gabriel e Ana Carolina Gabriel, da Escola José Pasqualini.

O objetivo da visita foi conhecer o funcionamento da escola, visando a implantação futura de uma unidade em Corupá. A turma foi muito bem recepcionada pelo prefeito Nilson Bylaart, Rogério José dos Santos, inspetor de produtos de origem animal, da secretaria de Agricultura e Leonel Pavanello, coordenador e professor do curso.

Após um delicioso café da manhã, visitaram a feira de projetos desenvolvidos pelos alunos da escola. Na feira, os visitantes conheceram algumas aplicações e estudos realizados pelos alunos como as técnicas de hidroponia, sustentabilidade no campo, as técnicas de criação e manejo de animais, cuidados com o solo, construção na propriedade  rural, cultivo de plantas ornamentais para o mercado, análise do clima, estudos de produtos que podem se adaptar em cada região, do clima e outras abordagens.

O projeto da Escola Rural Familiar foi criada com objetivo de valorizar as atividades do campo e o  trabalho de profissionalização dos agricultores, além da visão de empreendedorismo. O trabalho é direcionado a alunos de 9 a 13 anos, filhos e netos de produtores rurais, para que entendam as possibilidades da sucessão familiar no campo. As aulas do projeto são no contraturno da escola regular.

O projeto prevê 27 semanas de curso, duas semanas por mês. "Eles têm uma semana de aula e duas de pesquisa. Nesse período, técnicos orientadores  vão as propriedades verificar como andam os trabalhos. As atividades em casa baseiam-se em questionário aos pais, pesquisa em livros, internet  e ida ao campo", diz o professor Leonel.

O  projeto servirá como modelo para aplicar em todo o estado", disse Airton Spies, Secretário de Agricultura e da Pesca de SC.

Mais informações: 3375-1902