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Consumidores de Jaraguá passam a contar com cadastro nacional de reclamações fundamentadas

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O Procon de Jaraguá do Sul passa a integrar até o final deste ano o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). O termo de cooperação técnica para aderir ao sistema foi assinado na Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania no mês passado pela prefeita de Jaraguá do Sul, Cecília Konell, pelo diretor do Procon de Jaraguá do Sul, Adilson Macário de Oliveira Júnior, pelo governador do estado, Raimundo Colombo, e outras autoridades estaduais. O sistema é um instrumento para proteção e orientação dos consumidores, que podem acessar através do site do Ministério da Justiça o Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas. Atualmente o Procon de Jaraguá do Sul tem um cadastro municipal de reclamações, acessível através do site da prefeitura, http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/.

Com a adesão ao novo sistema, além da uniformização das informações, os consumidores poderão pesquisar, por exemplo, se uma empresa com filiais espalhadas pelo País já teve alguma reclamação fundamentada, em qualquer ponto do Brasil. O site do Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas é http://portal.mj.gov.br/SindecNacional/reclamacao.html.

Para aprender a mexer no sistema e a alimentá-lo com as reclamações fundamentadas, alguns funcionários do Procon de Jaraguá do Sul estarão em Florianópolis na terça-feira (8). Após a capacitação, os funcionários irão treinar os atendentes do Procon para iniciar a inserção de reclamações fundamentadas no cadastro nacional.

Fonte: Adilson Macário de Oliveira Júnior – diretor do Procon de Jaraguá do Sul – (47) 3275-3237, 9962-2739

Clarissa Borba

Jornalista (SC-01973-JP)

Diretoria de Comunicação

Prefeitura de Jaraguá do Sul

(47) 2106-8222, 2106-8199