A Secretaria da Saúde de Jaraguá do Sul, através dos Centros de Atenção Psicossocial da Saúde Mental (Caps II) e Álcool e Drogas (Caps AD), promove no dia 15 de dezembro (quinta-feira) uma confraternização de encerramento das atividades do ano. O evento vai reunir mais de 300 pessoas, entre pacientes com problemas de saúde mental, com dependência de álcool ou outras drogas e seus familiares, além dos profissionais que trabalham nos dois Caps. A confraternização será no pavilhão A do Parque Municipal de Eventos e se inicia às 13 horas.
A coordenadora da Saúde Mental, Denise Thum, explica que o objetivo do evento é valorizar todos os usuários dos Caps, além de estimular a intersetorialidade. Haverá show de talentos – apresentado pelos próprios usuários -, jogos, brincadeiras, pintura facial e revelação de amigo secreto, além de um café com doces e salgados. A Fundação Cultural vai apoiar o evento.
Atendimento nos Caps
Em Jaraguá do Sul, o Caps II atende pacientes com transtornos mentais graves e persistentes e tem uma média de atendimento de 40 pacientes por dia. Eles sofrem, principalmente, de esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão grave e alguns tentaram suicídio. O Caps AD, que atende pessoas com sofrimento mental devido ao uso de drogas, tem média de atendimento 30 pacientes/dia. O Ambulatório de Saúde Mental atende crianças e adolescentes com transtornos mentais, de zero até 18 anos e recebe, em média, 40 pacientes por semana. Em todos esses serviços é oferecido tratamento com profissionais como psiquiatra, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, oficinas artísticas e terapêuticas.
Fonte: Denise Thum – coordenadora da Saúde Mental – (47) 3276-0604
Clarissa Borba
Jornalista (SC-01973-JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8222, 2106-8199