O Desfile da 10ª Bananenfest, que aconteceu pela Avenida Getúlio Vargas no último domingo (20), objetivou caracterizar a bananicultura no município, celebrar a colheita do ano e mostrar a pujança das máquinas agrícolas utilizadas na agricultura em Corupá.
A abertura do desfile foi com a equipe de Zerinho Bomba Show, de Maripá (PR), que realizou shows de tratores na quadra do Seminário, durante a festa.
O desfile também teve a participação de pelotões de máquinas agrícolas, da Proplant (Associação dos Produtores de Plantas Ornamentais de Corupá), da Cooper Rio Novo, do Clube de Trilheiros Chave 13, do Clube de Jipeiros e do Clube de Motoristas.
O pelotão de máquinas agrícolas retratou a força e a mecanização agrícola avançada, com a utilização do trator, das pick-ups e dos veículos de tração Toyota, na bananicultura corupaense.
A Cooper Rio Novo (Cooperativa da Agricultura Familiar Rio Novo) mostrou a organização de sua associação. A entidade foi fundada em abril de 2006, objetivando valorizar o produto de boa qualidade, bem como difundir em âmbito nacional, o sabor inigualável da banana produzida em Corupá.
A Cooper Rio Novo, presidida por Juvenal Mokwa, é composta por 23 famílias e conta com 43 associados. Possui duas casas de embalagens, uma na estrada Rio Novo, com 300m2 de área construída e outra na estrada Guarajuva com 1000m2, onde se localiza a sua sede. A Cooper Rio Novo destina sua produção para a região de Pato Branco (PR), tendo como distribuidor a empresa Bananas Cobalchini.
A 10ª Bananenfest aconteceu de 18 a 20 de novembro no Seminário, promovida por Bebidas Bosse e Carara Produções, apoio da Griffe Malhas e Estamparia.
Os patrocinadores agradecem a todos que se envolveram no belíssimo desfile e prestigiaram o evento.
Arrancadão de Tratores
A equipe de Zerinho Bomba Show, de Maripá (PR) foi uma das atrações da 10ª Bananenfest. Os tratores modificados permitem grande velocidade e manobras radiciais que encantam o público.
O Arrancadão de Tratores é a marca registrada de um evento de Maripá (PR), que enfatiza um grande festival de arrancadas na categoria de esporte motor, aberta somente para tratores.
A categoria Tratorshow está registrada na Federação Paranaense de Automobilismo. Em final de agosto de 2003, foi inaugurada em Maripá (PR), a primeira pista especialmente construída para competições de arrancadas deste tipo, apelidada pela população local de Tratoródromo.
A categoria Tratorshow é curiosa e permite que os tratores inscritos possam ser totalmente modificados em sua concepção mecânica e também nas linhas do designer, porém, mantendo as características do agrícola e seguindo um regulamento técnico, criterioso em segurança.
As Arrancadas são formadas por somente dois tratores alinhados lado a lado sobre uma base de asfalto ou concreto, numa pista com 13m de largura e 400m de comprimento. Ao sinal verde os competidores percorrem com seus tratores um percurso de 200m dotado de sensores que fornecem dados a computadores instalados na sala de cronometragens. Esse tipo de competição oferece ao público um festival constante de ultrapassagens e disputas que elevam a adrenalina, somadas a uma avançada tecnologia, possibilitando não só, reconhecer o verdadeiro campeão, como também obter dados quanto aos melhores tempos conquistados. Os 200 metros finais da pista servem para frenagem e desaceleração das máquinas que ultrapassam a linha de chegada em alta velocidade.
Para que se torne um verdadeiro show para o público presente, são utilizadas durante o show: uso de fumaça ecológica e filetes de néon nos tratores para as arrancadas noturnas, cavalos de pau com tratores, arrancadas de tratores pequenos tipo "Tobata", festival de arrancadas diversas, locutor e DJ na pista, dando um toque mix e eclético na parte sonora do evento e as "Tratoretes", que são as representantes da beleza feminina na pista de arrancadas.
Para a categoria Tratorshow foram modificados mais de 18 tratores e para os tratores da equipe de manobras radicais ( Zerinho Bomba Show) garantindo desta forma, os artistas principais, o piloto e o seu trator de arrancadas.
A "Tratorshow" deverá ser em pouco tempo, uma das categorias de "tratorsport", mais conhecidas no meio agrícola brasileiro, sendo uma criação legitimamente nacional.
Fonte : http://www.arrancadaodetratores.com.br/
Darci Prefeitura de Corupá