Estudantes de Corupá visitam propriedade em Guaramirim

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, juntamente com a Secretaria de Educação realizaram no dia 18 de dezembro, uma visita com 25 alunos das Escolas Aluísio Carvalho de Oliveira e José Pasqualini até a propriedade de Maurici Zanghelini, localizada no município de Guaramirim.

Os alunos neste dia realizaram uma aula com o Professor da Escola Rural Familiar de Guaramirim Leonel Pavanello e acompanharam a produção de amora e de uva, além da produção de vinho. Também ocorreu o acompanhamento da produção de palmeira real realizada na propriedade e uma aula do perfil de solo encontrado na região.

O produtor Maurici Zanghelini forneceu uma deliciosa feijoada e picolé e sorvetes naturais produzidos na sua propriedade para todos os participantes.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Rubens Hafemann "Esta iniciativa de agregação de valor do produto agrícola, como a do Maurici, mostra o empreendedorismo do produtor e consolida a importância do beneficiamento dos produtos agrícolas".

A Secretaria agradece a disposição dos alunos, pais e das escolas para esta visita, além da Secretaria de Educação, que forneceu o transporte para os participantes, e em especial para o Maurici Zanghelini, Leonel Pavanello e equipe.

Prazo para a averbação da Reserva Legal foi prorrogado novamente

O prazo para a averbação da Reserva Legal foi novamente estendido. Com o novo prazo, a data limite para a averbação é até o dia 11 de abril de 2012. Esta prorrogação era necessária para a conclusão da definição das regras gerais do novo Código Florestal Brasileiro, que após votação no Senado, retorna para a Câmara dos Deputados e por último será ou não sancionado pela presidente Dilma Rousseff.

Lembrando que a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Corupá  possui Engenheiro Agrônomo para a realização do projeto sem custos, desde que na matrícula do imóvel constem todas as medidas do terreno.

Documentos necessários para a realização da averbação da Reserva Legal:

  • Cópia da Matrícula atualizada do imóvel;
  • Cópia do ITR e CCIR (último);
  • Identidade e CPF dos proprietários do imóvel.

Depredação de placas de sinalização de saibreira será investigada pela polícia

As placas de sinalização e de licenciamento da Saibreira Água Morna foram danificadas após a sua instalação. Estas placas são de grande importância para alertar os motoristas e pedestres que transitam pelo local, pois a área possui grande tráfego de caminhões e máquinas para a retirada de saibro. As placas foram golpeadas com facão e foice, além de serem arrancadas e quebradas.

Lembramos que as placas já foram consertadas e os responsáveis pelos danos foram identificados. Nas próximas semanas os vândalos serão chamados para prestação de esclarecimentos e ressarcimento de valores, já que as placas são de patrimônio público.

Pedimos a colaboração da população para cuidar e zelar de todas as placas que foram instaladas nas saibreiras do município de Corupá, pois são elas que irão evitar futuros acidentes e transtornos.

Coleta de óleo de cozinha usado 

Despejar o óleo de cozinha usado no ralo da pia ou no quintal causa diversos prejuízos ao meio ambiente. Quando descartado na pia, além de entupir o ralo, ele desce pela rede de esgotos e alcança rios ou o mar, causando a morte da fauna aquática. 

A Prefeitura Municipal e o Governo do Estado estão realizando pelo segundo ano consecutivo a campanha "De óleo no Futuro", em que a população pode contribuir com a coleta do oléo de cozinha usado. 

Segundo Jean Marcel, Técnico em Agropecuária da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, este ano foram coletados 2.500 litros de óleo de cozinha usado no município. 

A orientação é que a população junte o óleo velho em garrafas pet e deposite esta garrafa em algum ponto de coleta, No município de Corupá estão implantados 15 pontos de coletas, localizadas em todas as escolas do município e na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, localizada na Rua Jaraguá, nº100. 

Os bares e restaurantes do município também participam do Programa, enviando grande quantidade de óleo durante o ano. 

A empresa responsável pela coleta do óleo nos pontos de coleta efetua a reciclagem do óleo, transformando em produtos para limpeza. 

O óleo oriundo de coletas nas escolas são trocados por produtos de limpeza. Este mês a Paróquia Evangélica Luterana de Corupá foi escolhida para receber os produtos de limpeza trocados pelo óleo oriundo do ponto da Secretaria de Desenvolvimento Rural. 

Ajude a coletar sementes!! 

A Primavera está aí, as árvores estão floridas, logo terão frutos e muitas sementes…Ajude o Horto Municipal a produzir mudas de árvores nativas: colete sementes ou informe onde elas podem ser encontradas. As espécies com maior dificuldade de serem encontradas são as consideradas nobres, as quais são muito procuradas, como por exemplo: canelas, ipês (várias cores), pindabuna, pau-óleo, pau-ferro, peroba, caroba, louro, entre outras. As frutíferas também são muito procuradas como: cereja, pitanga, jabuticaba, guabiroba, grumixama, cambucá, araçá, entre outras. Além das espécies acima citadas, qualquer outra espécie nativa da Mata Atlântica será muito bem vinda no Horto Municipal.

Você pode colaborar nos informando a localização de árvores com possibilidade de coleta ou você mesmo pode realizar a coleta. Entre em contato pelo telefone (47) 3375-1902 ou pelo email: agric@corupa.sc.gov.br e receba mais informações.

No caso de você mesmo coletar, pedimos que entre em contato imediatamente após a coleta, pois a maior parte das sementes tem um prazo de germinação muito curto.

Ajude-nos a encontrar sementes de árvores nativas! Seja um coletador de sementes do Horto Municipal!.

Plantão para emissão de notas de produtor

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente informa que estará fechada a partir do dia 22 de dezembro de 2011, retornando as suas atividades normais no dia 23 de janeiro de 2012.

Nos dias 06 e 13 de janeiro de 2012, no período das 8h às 12h e das 14h às 17h, haverá plantão para a realização de emissão de notas e produtor.

Desejamos a todos um maravilhoso Natal e um feliz 2011, que seus sonhos se multipliquem em realizações.  

Mais informações: 3375-1902