Consultório odontológico está à disposição da comunidade de Jaraguá Esquerdo

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

Até agosto do ano passado o gabinete odontológico do bairro Jaraguá Esquerdo funcionava dentro da Escola Cristina Marcatto e era limitado a atender os alunos da escola, pouco mais de 640 crianças. A partir de agosto, passou a funcionar em um prédio alugado na Rua João Januário Ayroso, em frente à rua de acesso à escola, onde há uma lombada eletrônica. A partir de então, não só os alunos, mas toda a comunidade – cerca de 5,3 mil pessoas – passou a ter acesso ao atendimento de odontologia gratuito no próprio bairro.

A coordenadora do Programa de Saúde Bucal Miriam de Almeida Zapella, da Secretaria da Saúde, explica que essa descentralização é uma mudança de modelo prevista pelo Ministério da Saúde. De acordo com o ministério, toda a população, independentemente de faixa etária, deve ter acesso ao tratamento gratuito de saúde, incluindo o odontológico. "Dentro da escola isso não era possível, pois não se pode permitir o acesso de estranhos no ambiente escolar", detalha a coordenadora.

"Antes os pacientes precisavam se deslocar até o posto de saúde do bairro São Luís (Caic). Agora já podem ser atendidos aqui", comemora o cirurgião-dentista Marcelo João Justo, 47 anos, que foi chamado do concurso de 2007 e desde dezembro está no novo consultório odontológico. Justo atende os pacientes no período da tarde e no período da manhã o atendimento é feito pela cirurgiã-dentista Neusa Resende Machado. De agosto a dezembro de 2011 o atendimento no consultório era feito apenas no período da manhã. A partir de dezembro, nos dois turnos.

A estudante Thaís Moreira, 15 anos, conta que por ter retirado o aparelho dentário recentemente precisava tirar os resíduos de cola e o amarelado do dente. "Vi o consultório porque pego ônibus aqui perto. Há alguns dias cheguei na unidade e fui atendida na hora. Consegui marcar retorno para menos de uma semana e hoje estou com os dentes limpos e com flúor", alegra-se a adolescente.

O atendimento oferecido no consultório é básico e abrange restauração, limpeza, raspagem, extrações e algumas preparações para encaminhar a especialistas que atendem no Centro Vida, como preparação para tratamento de canal, por exemplo. São previstos seis atendimentos pela manhã e seis à tarde, sendo sempre priorizados os casos em que há dor (atendimento de emergência). Para ser atendido no consultório odontológico do bairro Jaraguá Esquerdo o paciente precisa morar no bairro e ter a carteirinha municipal de saúde – ou fazê-la na próprio consultório com documento de identidade, CPF e comprovante de residência. O agendamento pode ser feito pessoalmente, na Rua João Januário Ayroso, 2.037, das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30. Mais informações pelo telefone (47) 3370-6934.

Fonte: Miriam de Almeida Zapella – coordenadora do Programa de Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde – (47) 2106-8517

Clarissa Borba

Jornalista (SC-01973-JP)

Diretoria de Comunicação

Prefeitura de Jaraguá do Sul

(47) 2106-8222, 2106-8199