As equipes de trabalho que atuarão na Unidade de Processamento de Frutas, no Garibaldi, começaram a ser definidas no início da tarde de terça-feira (31), em reunião realizada nas dependências da Secretaria do Desenvolvimento Rural e Agricultura, envolvendo 21 participantes, entre associados do Condomínio de Produtores Rurais de Jaraguá do Sul e técnicos da prefeitura jaraguaense, que estão assessorando os agricultores neste empreendimento. De acordo com o secretário André Cleber de Melo, pelo menos duas equipes já estão formadas: de produção e de coleta do açaí.
A equipe que trabalhará na produção, por exemplo, é composta de quatro pessoas, que já estão providenciando a carteira de saúde, exigência legal para quem atua na manipulação de alimentos. Na próxima semana, eles participarão do Curso Boas Práticas de Fabricação, que será ministrado pela engenheira de alimentos Shana Yamaguchi – contratada via Amvali – e pelo inspetor agropecuário da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Daniel Peach.
Melo informa que essa foi a primeira de uma série de reuniões a serem realizadas antes do início da produção da Unidade de Processamento de Frutas, previsto para março. "Antes de começar a produzir ainda é necessário regular as máquinas, o que ocorrerá dentro de alguns dias, utilizando a uva como teste, já que a coleta do açaí acontece a partir de março", explica o secretário. A próxima reunião de assessoramento está marcada para terça-feira (7), às 14 horas, na Secretaria do Desenvolvimento Rural e Agricultura.
Fontes: André Cleber de Melo – secretário do Desenvolvimento Rural e Agricultura (47 – 2106-8111) e Daniel Peach – inspetor agropecuário da Secretaria do Desenvolvimento Rural e Agricultura (47 – 2106-8118)
Jorge Pedroso
Jornalista (DRT/RS 6009)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
Telefone: 2106-8013