Despejar o óleo de cozinha usado no ralo da pia ou no quintal causa diversos prejuízos ao meio ambiente. Quando descartado na pia, além de entupir o ralo, ele desce pela rede de esgotos e alcança rios ou o mar, causando a morte da fauna aquática.
A Prefeitura Municipal de Corupá e o Governo do Estado estão realizando pelo segundo ano consecutivo a campanha "De óleo no Futuro", aonde a população pode contribuir com a coleta do olé de cozinha usado.
Segundo Jean Marcel – Técnico em Agropecuária da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, no ano passado foram coletados 2500 litros de óleo de cozinha usado no município.
A orientação é que a população junte o óleo velho em garrafas pet e, deposite esta garrafa em algum ponto de coleta. No Município de Corupá estão implantados 15 pontos de coletas, localizadas em todas as Escolas do Município e na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, localizada na Rua Jaraguá, nº100 (ao lado do Laboratório).
Os bares e restaurantes do Município também participam do Programa, enviando grande quantidade de óleo durante o ano. A empresa responsável pela coleta do óleo nos pontos de coleta efetua a reciclagem do óleo, transformando em produtos para limpeza.
O óleo oriundo de coletas no Município de Corupá são trocados por produtos de limpeza, que contribuem com a manutenção da limpeza das Escolas.