You are currently viewing Jaraguá terá pomares de amora-preta

Jaraguá terá pomares de amora-preta

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

Produção será destinada à Unidade de Processamento de Frutas

Uma comitiva de 30 integrantes – entre técnicos da prefeitura jaraguaense e produtores rurais do município – esteve na propriedade de José Odia, na localidade de Bateias de Baixo, em Campo Alegre, na manhã de quarta-feira (15), para conhecer o sistema de produção da amora-preta. De acordo com um dos componentes do grupo, o engenheiro agrônomo da Secretaria do Desenvolvimento Rural e Agricultura, Roberto Nagel, "a visita serviu de base aos nossos produtores que estão implantando seus pomares de amora-preta em Jaraguá do Sul, em propriedades localizadas no Rio da Luz, Garibaldi e Rio Cerro".

Em Campo Alegre, o produtor José Odia mostrou aos visitantes todo o processo de produção, desde o plantio até o armazenamento. Contando com três mil pés de amora-preta plantados no sistema orgânico (sem aplicação de agrotóxico nem adubo químico), Odia colhe, anualmente, nove toneladas da fruta, que é armazenada em câmara fria e comercializada ao longo do ano. Mesmo antes de conhecerem estes dados otimistas, os produtores jaraguaenses já haviam encomendado de Vacaria, no Rio Grande do Sul, um total de cinco mil mudas de amora-preta, que devem chegar a Jaraguá do Sul ainda neste mês.

Roberto Nagel informa que um dos produtores, com propriedade no Jaraguazinho – onde também realiza um projeto experimental de outras frutíferas, numa parceria com a Prefeitura -, reservou uma área para plantar quatro variedades de amora-preta ainda desconhecidas no município como teste para verificar qual delas se adaptará melhor na região. Os demais, adquiriram mudas da variedade de amora-preta já conhecida no município.

O agrônomo adianta que já no final de 2012 será possível colher um pouco da fruta, mas a produção plena dos pomares será alcançada no terceiro ano, quando poderá chegar a mais de três quilos por pé, anualmente, em condições ideais de cultivo. Em Jaraguá do Sul, onde o clima é quente, a colheira ocorre de novembro ao início de dezembro. Nagel acrescenta que os produtores terão assessoria de técnicos da Prefeitura de Jaraguá do Sul e da Epagri e toda a produção de amora-preta no município jaraguaense será destinada à Unidade de Processamento de Frutas, no Garibaldi.

Fonte: Roberto Nagel – engenheiro agrônomo da Secretaria do Desenvolvimento Rural e Agricultura (47 – 2106-8114)

Jorge Pedroso
Jornalista (DRT/RS 6009)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
Telefone: 2106-8013