ETE Água Verde vai operar parcialmente no período de 12 a 18 de março
O Samae de Jaraguá do Sul realiza a partir de segunda-feira (12) a manutenção da unidade de tratamento físico-químico da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Água Verde, localizada às margens da BR-280. A ETE recebe o esgoto sanitário coletado nos bairros Água Verde, Rau, Chico de Paulo, Estrada Nova, Três Rios do Sul, Amizade, Czerniewicz e partes do Nova Brasília, Vila Lenzi e Tifa Martins, atendendo uma população de mais de 30 mil pessoas. Devido à corrosão causada pelo esgoto, placas em PVC utilizadas nos decantadores da unidade cederam, diminuindo a eficiência desta etapa do tratamento. Foram pesquisados e adquiridos materiais mais resistentes para realizar a manutenção com a fixação de placas novas, envolvendo um investimento de aproximadamente R$ 75 mil. A obra deve ser concluída em menos de uma semana.
Nesse período a estação vai operar parcialmente, permanecendo o tratamento preliminar, tratamento biológico anaeróbio (sem oxigênio) e desinfecção, com a eficiência estimada em 57% de remoção de matéria orgânica, valor bastante próximo à eficiência mínima de 60% exigida Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Após o término da manutenção, o tratamento completo da estação será retomado, permitindo alcançar a eficiência normal de trabalho de 80%.
O tratamento parcial apresenta o inconveniente de o efluente final apresentar coloração escura, devido à ausência de oxigênio, o que pode gerar um impacto visual negativo durante o período de manutenção, em um trecho de 300 metros do Rio Itapocu que recebe o esgoto tratado da ETE Água Verde. Em reunião com o Promotor de Justiça Alexandre Schmitt dos Santos, foi apresentada a proposta de emissão direta de esgoto bruto, de menor impacto visual, porém desaconselhada pelos técnicos ambientais do Ministério Público, ficando evidente durante o debate que o menor impacto ambiental obtido através do tratamento parcial é preferível, ainda que ocorra o impacto visual no trecho. A manutenção da ETE Água Verde é imprescindível para a continuidade do tratamento de esgoto da região. A obra também foi comunicada à Fatma.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Gestão Ambiental / SAMAE. 09 de março de 2012.