A Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira, localizada na rua 25 de julho, nº 114, comemorou 30 anos na história educacional de Corupá, no último sábado (7). Foi fundada no dia 7 de abril de 1982, pela Lei nº 444, na gestão do então prefeito licenciado Adelino Hauffe e inaugurada pelo prefeito em exercício Ernesto Felipe Blunk.
A diretora atual é Vivian Marina Dallmann Soares Pereira e o presidente da APP é Evandro Moreira Gil. A APP da escola é ativa e planeja promoções anuais, que visam investir em melhorias para a instituição.
Para comemorar esta data tão especial, a direção e APP estão programando diferentes atividades, envolvendo professores, alunos, pais e comunidade. No dia 10 de abril houve um lanche especial para alunos e professores, com direito a bolo.
No dia 14 de abril (sábado), acontece o bingo, com início às 14h e 30 minutos, no ginásio de esportes da escola. As cartelas podem ser adquiridas na secretaria da escola, das 7h e 30min às 11h e 30min e das 13h às 17 horas.
Na área pedagógica serão desenvolvidas várias atividades com os alunos, com apresentação à comunidade no dia 26 de abril, em um momento cultural.
"Venha comemorar e se divertir conosco. A sua colaboração contribuirá para continuarmos construindo uma escola alicerçada numa educação de qualidade e responsabilidade junto à comunidade corupaense", convida a diretora Vivian Dallmann Soares Pereira.
Neste ano, a escola atende aproximadamente 645 alunos de jardim ao 9º ano, nos turnos matutino e vespertino, que estão divididos em 26 turmas, assim distribuídas:
Jardim I e II |
1º ao 5º ano |
6º ao 9º ano |
107 |
321 |
217 |
O quadro de colaboradores é formado por 32 funcionários, destes uma diretora, duas
coordenadoras pedagógicas, uma coordenadora da sala de informática, uma secretária, 18 professores, três auxiliares de setor, quatro funcionários de serviços gerais, uma merendeira e uma auxiliar de cozinha e duas estagiárias.
A escola é parceira do Cejac (Centro de Educação de Jovens e Adultos), desde 2008, em aulas de informática, além de ceder espaço físico (secretaria, salas de aula, banheiros, refeitório e pátio), nos turnos matutino e noturno.
Os profissionais do Caeco (Centro de Educação Especial de Corupá), atendem os alunos com dificuldades nas dependências da própria escola e no Caeco. Os profissionais são: Psicopedagoga, Psicóloga, Fonoaudióloga, Fisioterapeuta, Pedagoga com apoio pedagógico e Pedagoga com estimulação.
Os professores que lecionam na escola em sua grande maioria possuem formação acadêmica e estão em constante aperfeiçoamento profissional, para oportunizar aos educandos um processo ensino-aprendizagem de qualidade, de modo que tenham um desenvolvimento integral em todas as suas potencialidades e habilidades. Para manter a ordem, a limpeza e oferecer uma deliciosa merenda, conta-se com o auxilio de merendeiras e auxiliares de serviços gerais que cumprem as tarefas delegadas.
Os pais são grandes parceiros da escola, estando sempre presentes em reuniões, contribuindo nas promoções, participando ativamente da vida escolar de seus filhos. Os alunos são a válvula propulsora de todo trabalho pedagógico e a razão de a escola existir.
História da Escola
Quando se pensa em formar indivíduos capazes de assumir responsabilidades, transformando a sociedade em que estão inseridos e sendo atores de uma história que fará a diferença para as gerações futuras, logo se pensa em educação.
Educação que acontece na escola, numa relação de partilha entre professor e aluno, numa relação de objetivos comuns entre família e escola. Educação, escola não se fazem unicamente com espaço físico, leis, aulas e planejamento… Não.
Educação se faz com muito mais. Faz-se com qualidade, doação, compromisso, desafios, formação de caráter, respeito pelo próximo. Fazer educação é querer e ser a diferença na comunidade.
Hoje trabalhar em escola, é mister. Ser Professor de qualidade para atender uma clientela de alunos que buscam o conhecimento, é assumir um compromisso pautado numa visão ampla de mundo, buscando novos meios de experimentar com os educandos as descobertas da modernidade que conduzem a humanidade diariamente.
Cientes destas transformações, a Administração Municipal criou a Escola Isolada Aluísio Carvalho de Oliveira, que foi fundada no dia 7 de abril de 1982, pela Lei nº 444, na gestão do então prefeito licenciado Adelino Hauffe e inaugurada pelo prefeito em exercício Ernesto Felipe Blunk.
Blunk era Presidente da Câmara de Vereadores e autor da Lei nº 445, que nominou a escola como Escola Isolada Aluísio Carvalho de Oliveira. O nome é uma homenagem a Aluísio Carvalho de Oliveira, que ajudou muito no desenvolvimento de Corupá, sempre visando o bem comum. Ele foi Escrivão de Paz, atuando por 26 anos no Cartório de Corupá.
Em 21 de novembro de 1985, a Lei nº 540 altera a lei anterior e muda o nome da escola para Escola Reunida Aluísio Carvalho de Oliveira, na época do prefeito Albano Melchert.
No ano de 1991 a escola passou a ter a 5ª série do Ensino Fundamental, passando a chamar-se de Escola Básica Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira. Desde o ano 2000, o nome da escola é Escola Municipal de Ensino Fundamental Aluísio Carvalho de Oliveira.
Nestes 30 anos de história, passaram muitos diretores como Mafalda Fuchs, Elfi Früchting Cardoso, Margaret Frankowiak Burger, Maria Celi da Costa e a atual Vivian Dallmann Soares Pereira, além de muitos professores, alunos e pais. Estes levaram muito da Escola Aluísio, porém, deixaram muito de si. Pessoas que contribuíram e muito para a Escola Aluísio ser o que é hoje.
"Passaram-se 30 anos, e dentro da história do município de Corupá, a Escola Aluísio tem um capítulo especial. Um capítulo com atores próprios, que construíram cada página com orgulho, satisfação, pois somos uma família que acredita no lema da escola: "Educar com Liberdade e Criatividade", dever de todos que abraçam a educação como profissão e vêem nela a condição necessária para que o educando se torne um ser humano capaz de mudar o meio em que vive", finaliza a diretora Vivian Dallmann Soares Pereira.
Informações sobre o dia-a-dia da escola você pode acessar no blog: http://escolaaluisio.blogspot.com.br/
Aluísio Carvalho de Oliveira
Aluísio Carvalho de Oliveira ajudou muito no desenvolvimento de Corupá, sempre visando o bem comum. Por 26 anos foi o responsável pelo cartório local.
Ele nasceu em Recife (PE) no dia 1º de maio de 1917 e faleceu em Corupá no dia 19 de maio de 1981. Casou-se com Diva Maria Pasqualini em 1º de maio de 1940 e tiveram três filhos.
Atuou como comerciante (1941 a 1943), farmacêutico (1944 a 1950), Serventuário da Justiça e Preparador Eleitoral do Cartório de Corupá (1951 a 1954) e Escrivão de Paz do Cartório de Corupá (1955 a 1981), deixando o cargo com seu falecimento.
Contribuição: Professora Cristiane Denise Dallmann Krazewsky
Mais informações: 3375-0448 ou 3375-1822