O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) realizou na manhã desta terça-feira (22), na Sala de Reuniões da Prefeitura, a primeira reunião extraordinária do ano, para apresentação do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Jaraguá do Sul e do Mapa de Riscos Ambientais do município. O plano, que será executado no período de dois anos pela Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) em parceria com a Faculdade Jangada, conta com apoio da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) e da Fundação SOS Mata Atlântica. Na ocasião, assinaram termo de cooperação para dar início ao projeto o secretário executivo da Amvali, Alessandro Vargas, e o diretor geral da Faculdade Jangada, professor doutor Pedro de Abreu Gaspar.
Entre os objetivos do plano estão o mapeamento cartográfico de remanescentes florestais, diagnóstico de áreas degradadas e o estabelecimento de estratégias de ação para a conservação e recuperação da Mata Atlântica de Jaraguá do Sul. De acordo com o biólogo da Fujama Gilberto Ademar Duwe, as sete propostas finais do projeto são:
-criação do sistema municipal de unidades de conservação e recuperação da mata atlântica;
-formação de corredores ecológicos;
-proteção de áreas frágeis e de risco de enchentes, deslizamentos e desbarrancamentos;
-proteção e recuperação de mananciais e de áreas de recarga e aquíferos;
-indicação de áreas para recuperação;
-implantação de atividades de ecoturismo;
-indicação de áreas passíveis de expansão urbana.
Logo em seguida, foi concedido espaço para os técnicos da Secretaria Municipal da Defesa Civil e da Fujama, que apresentaram o Mapa De Riscos Ambientais de Jaraguá do Sul, elaborado entre os meses de março e maio deste ano. O estudo tem por objetivo unificar informações em bases cartográficas e de dados os possíveis riscos ambientais do município, o que proporcionará, segundo os técnicos, ações de prevenção/remediação e a criação de medidas e planos de prevenção de riscos.
A reunião foi conduzida pelo vice-presidente do Comdema, Anselmo Ramos, em função da ausência justificada do presidente, César Humberto Rocha. O próximo encontro entre os 16 conselheiros (oito da sociedade civil organizada e oito de entidades públicas) está agendado para o dia 13 de junho.
Fonte: Gilberto Ademar Duwe – biólogo da Fujama – (47) 3273-8008
Altamir Ricardo
Jornalista (0003380 SC)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8095