Campanha de Vacinação contra gripe é prorrogada até 1º de junho

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Ministério da Saúde prorrogou até 1º de junho a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A imunização começou no último dia 5 e estava prevista para terminar nesta sexta-feira, dia 25. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Barra Velha reforça o alerta para as pessoas que ainda não foram vacinadas que se dirijam a Unidade de Saúde mais próximo para receber a dose da vacina.

A meta da campanha deste ano era vacinar 3.839 mil pessoas do município entre idosos, gestantes, profissionais da saúde e crianças entre seis meses e dois anos incompletos.

Até a quinta-feira, dia 24, 3.032 pessoas foram vacinadas, "Ainda não alcançamos a nossa meta, mas acreditamos que até o final da campanha iremos alcançar", explica a Diretora da Vigilância Epidemiológica, Eliane Rodrigues.

A melhor adesão à campanha, no momento, são os idosos, com um percentual de cobertura de 85,47% (meta 2.870/ vacinas 2.453). Na sequência, aparecem os trabalhadores de saúde com 79,40% (meta 199/vacinas 158), em seguida as crianças entre seis meses e dois anos com 57,31% (meta 513/vacinas 294). O grupo que menos tem procurado as Unidades de Saúde são as gestantes somando 50,58% (meta 257/vacinas 130).  

A escolha dos chamados grupos prioritários é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). São priorizadas pessoas mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. De acordo com o ministério, ao vacinar os grupos prioritários, quebra-se a cadeia de transmissão do vírus para a população em geral.

A vacina que está sendo distribuída tem cobertura para três vírus, incluindo o H1N1, causador da gripe A. A dose é única para idosos, profissionais da saúde e gestantes. Para crianças, a vacinação ocorrerá em duas etapas. A segunda dose precisa ser tomada um mês após a primeira. 

É importante que a população vá até os postos para tomar a vacina nesta reta final da Campanha. A detecção de anticorpos protetores se dá, em média, entre 2 a 3 semanas, após a vacinação.

A partir do dia 5 de junho inicia a vacinação da segunda dose das crianças. 


Assessoria de Comunicação 
Carolina Nunes de Souza
Fones (47) 3446-7700 / 9919-9219