Corupá integra a Rota Oficial de Cicloturismo

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A partir de 02 de junho de 2012, Corupá passa a fazer parte do Circuito das Araucárias de Cicloturismo. Muitos já devem ter observado algumas sinalizações "não muito familiares", espalhadas pela cidade e também pelo interior. Elas são parte do projeto de implantação de um roteiro de cicloturismo por iniciativa dos quatro municípios que integram o Consórcio Quiriri: Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul.  

O resultado agora pode ser observado por todos aqueles que contemplam este tipo de turismo de aventura: O mais completo, equipado e sinalizado roteiro de cicloturismo.

Circuito das Araucárias de Cicloturismo

O Circuito das Araucárias de Cicloturismo é um circuito que percorre quatro municípios por 248 km de serra, planalto, vales, montanhas, rios, cachoeiras e visuais incríveis. A rota é repleta de atrativos naturais, históricos e também gastronômicos e culturais.

A paisagem é bem variada, a mata atlântica é bem preservada, mesclada com matas de imponentes e belas araucárias. A natureza se mostra presente também na grande concentração de nascentes e cachoeiras, como as da Rota das Cachoeiras, uma incrível seqüência de 14 quedas em menos de 3 km.

Há ainda outros grandes atrativos naturais, entre eles o Morro da Igreja, que se destaca a grande distância e possui um paredão de pedra onde os escaladores praticam o rapel e os Campos do Quiriri, uma área de preservação que pode ser conhecida a partir do Circuito e de onde, em dias claros, avista-se todo o litoral até São Francisco do Sul.

A Estrada Dona Francisca é um dos destaques da parte histórica. O circuito passa por vários trechos do traçado original da estrada, construída por volta de 1865.

Outro ponto de interesse histórico é a ferrovia construída em 1913, que se encontra ainda em funcionamento, e era parte da Estrada de Ferro que ligava São Paulo ao Rio Grande. Os trilhos serpenteiam e cruzam o circuito diversas vezes.

No aspecto cultural, está muito presente a influência alemã, polonesa e italiana, notável principalmente nos costumes e tradições, como as festas locais, a comida, os tipos de construções e os traços físicos de sua gente. Também marcaram presença na região os imigrantes espanhóis, tchecos, austríacos e portugueses, entre outros.

Ao longo do Circuito encontram-se pequenos museus com peças e artefatos, principalmente rurais, que mostram toda a criatividade e inventividade dos primeiros colonizadores.

As quatro cidades, São Bento do Sul, Corupá, Campo Alegre e Rio Negrinho, possuem vários prédios históricos bem conservados, muitos deles funcionando como órgãos públicos.

"Foi mais de um ano de trabalho, desde o levantamento do trecho até a colocação da última placa. Investimentos de quase R$ 200 mil, partilhados entre os quatro municípios e da iniciativa privada através da Empresa Tupper de São Bento do Sul, que acreditou no sucesso do projeto", destaca a equipe formada por representantes dos municípios.

Mais informações acesse o site http://www.circuitodasaraucarias.com.br/ ou entre em contato com:

Campo Alegre: Secretaria de Turismo – 47 3632-7328

Corupá: Fundação de Esporte, Turismo: 47 3375-3120 (Roberto)

Rio Negrinho: Secretaria de Turismo – 47 3644-8911

São Bento do Sul: Departamento de Turismo – 47 3633-6942

Cicloturismo

Cicloturismo é o turismo de aventura praticado em bicicleta por caminhos aprazíveis em meio a um ambiente natural proporcionando ao turista uma empatia muito grande entre manutenção da saúde, preservação do planeta, sensação de liberdade e bem estar, além de conhecer pessoas e culturas diferentes.

O cicloturista  costuma viajar sozinho ou em grupo e planeja sua viagem com antecedência, geralmente sem auxílio de guias, utilizando mapas, planilhas e placas de sinalização.

No Brasil esta modalidade se difundiu muito, principalmente pela difusão das mountain bikes iniciada nos Estados Unidos e da cultura europeia em viajar de bicicleta.

Com a criação de roteiros pré-estabelecidos e planilhados, além da profissionalização pelas operadoras especializadas, o brasileiro adquiriu o hábito e novos roteiros surgem todos os anos.