Cerca de cem pessoas participaram da palestra sobre violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes, promovida no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul pelo Serviço de Enfrentamento à Violência Sexual Infantil, da Secretaria da Assistência Social. Pessoas ligadas à rede de saúde e educação foram o principal alvo do serviço, que conta com a parceria de diversas áreas da sociedade para que esse tipo de violência seja denunciado e interrompido.
A coordenadora do serviço de enfrentamento, Viviane Vogel, explica que a palestra com o assessor de políticas públicas de Curitiba, Dorival da Costa, teve como principal objetivo mobilizar a sociedade e relembrá-la sobre o problema, para que a violência sexual infantil seja sempre denunciada. Outro objetivo do evento é estruturar os serviços de atendimento para que abranjam cada vez mais a família e não somente a vítima da violência. "Queremos, aos poucos, encaminhar não só a vítima para algum tipo de atendimento e tratamento, mas também a família envolvida", explica Viviane.
No período da manhã a palestra foi voltada à população em geral e profissionais da Saúde, Educação, Conselho Tutelar, Ministério Público e conselhos municipais, e reuniu 60 pessoas. À tarde o evento foi direcionado aos profissionais da Secretaria da Assistência Social e reuniu 40 pessoas.
Denúncias de abuso sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas pelo telefone gratuito nacional 100 ou, em Jaraguá do Sul, no 0800-642-0122.
Fonte: Viviane Vogel – coordenadora do Serviço de Enfrentamento à Violência Sexual Infantil – (47) 3276-0424
Clarissa Borba
Jornalista (SC-01973-JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8222, 2106-8199