Barra Velha ultrapassou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.
A imunização começou no último dia 5 e estava prevista para terminar no dia 25, mas foi prorrogada pelo Ministério da Saúde para o dia 1ª de junho.
A meta da campanha deste ano era vacinar 3.839 mil pessoas do município entre idosos, gestantes, profissionais da saúde e crianças entre seis meses e dois anos incompletos.
No total foram vacinados 3.286 totalizando 85,60% acima da meta do Ministério da Saúde que era de 80%.
A melhor adesão à campanha foram os profissionais da saúde com um percentual de cobertura de 97.99% (195 vacinas). Na sequência, aparecem os idosos com 85,47% (2.453 vacinas), em seguida crianças entre seis meses e dois anos com 84% (435 vacinas). O grupo que menos procurou as Unidades de Saúde para tomar a vacina foram as gestantes somando 80.16% (206 vacinas).
De acordo com a Diretora da Vigilância Epidemiológica, Eliane Rodrigues, a campanha foi um sucesso, "Gostaria de agradecer toda a equipe que durante a campanha se dedicou e atenderam da melhor forma possível os pacientes", disse.
A escolha dos chamados grupos prioritários é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Foram priorizadas pessoas mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. De acordo com o ministério, ao vacinar os grupos prioritários, quebra-se a cadeia de transmissão do vírus para a população em geral.
A vacina que foi distribuída tem cobertura para três vírus, incluindo o H1N1, causador da gripe A. A dose é única para idosos, profissionais da saúde e gestantes. Para crianças, a vacinação ocorrerá em duas etapas. A segunda dose precisa ser tomada um mês após a primeira.
No dia 5 de junho iniciou a vacinação da segunda dose das crianças.
Assessoria de Comunicação
Carolina Nunes de Souza
Fones (47) 3446-7700 / 9919-9219