Desde a manhã desta terça-feira, equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos estão mobilizadas para atender as comunidades que foram atingidas pelas fortes chuvas dos últimos dias. Segundo dados da Defesa Civil choveu neste período 130 milímetros, o que equivalente previsto para todo mês de junho.
De acordo com a Semob, as ocorrências mais comuns foram interrupção de acessos em estradas rurais com quedas de barreira e danos às cabeceiras de pontes nestas localidades. "Em alguns locais como Rio da Luz, Garibaldi, Santo Estevão, Tifa Jararaca e São Pedro as águas subiram tanto que levaram parte do material que fazia parte das cabeceiras de pontes, impossibilitando o trânsito de veículos. Nossas equipes já estão nos locais e se o tempo melhorar, esperamos liberar estes acessos até o início da próxima semana", projetou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Odimir Lescowicz.
No que se refere à queda de barreira, a principal ocorrência aconteceu no Ribeirão das Pedras (foto). Até o final da tarde de terça, máquinas da Semob já trabalhavam no local que registrou inclusive a queda de um poste da rede elétrica. Equipes da Celesc foram acionadas para ajudar no trabalho.
Apesar dos transtornos registrados, Lescowicz destacou que apesar do grande volume de água por conta da chuva e do aumento do nível dos rios e riachos, os sistemas de galerias do município impediu que alagamentos mais acentuados ocorressem pela cidade. "Um exemplo disso, aconteceu na rua Reinoldo Bartel, na Vila Baependi, próximo a Rodoviária. Ali instalamos recentemente algumas galerias e o sistema funcionou muito bem dando vazão ao grande volume de água dos últimos dias.
Fonte: Odimir Lescowicz – secretário de Obras e Serviços Públicos – 2106-8625
Emerson Gonçalves
Jornalista (MTB 3140/11/190)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8229, 2106-8199