Escola São José realizou Mostra de Trabalhos

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Escola de Educação Básica São José realizou a mostra de trabalhos no último sábado (25), juntamente com a entrega dos pareceres descritivos da educação infantil e dos alunos do 1º ano.

Na oportunidade também foi organizada a feijoada em homenagem aos pais, preparada por Sérgio Lazzaris. Aproximadamente 275 cartões foram vendidos. A verba será investida na manutenção e ampliação do sistema de climatização das salas de aula.

Para a diretora Claudia Hoch, a mostra foi muito boa. As crianças realizaram bons trabalhos, mas ainda falta a participação de alguns pais no acompanhamento da aprendizagem dos filhos. "O incentivo vem de casa. Se os pais valorizam os trabalhos dos filhos, eles sentem-se mais estimulados e incentivados para realizarem as atividades escolares", enfatiza.

Segundo a diretora, os professores desempenharam muito bem o seu trabalho. "Eles são envolvidos e vestem a camisa da escola. Posso contar com todos.  A  APP,  alunos, professores, pais e funcionários fazem a escola São José", destaca Claudia.

Trabalhos da Mostra

Os trabalhos apresentados na mostra foram diversos, envolvendo todas as séries e as diversas disciplinas. O destaque ficou para a sala do 1º ano, com exposição de muitos jogos e atividades, desenvolvidos com os alunos.

Para orgulho da professora Roseli Wedekind (57), de Jaraguá do Sul, os 47 alunos já estão alfabetizados. No período da manhã estudam 18 alunos e à tarde são 29. O segredo deste sucesso é o trabalho com o lúdico, utilizando muitos jogos, alfabeto móvel e livros de literatura infantil. "Eles aprendem brincando", afirma.

A professora Roseli é formada em Pedagogia, com especialização e  possui 25 anos de Magistério. Esta é a primeira vez que trabalha com o 1º ano e o desafio é grande. "Estou amando trabalhar com a turma e na escola São José. Tenho liberdade de fazer o trabalho e com acesso a toda equipe escolar. É um trabalho feito com amor", finaliza.

A aluna Yasmim Giraldi, de 7 anos, visitou a mostra na companhia do pai Dairton e da avó Olga Giraldi. Aproveitou para brincar com formação de palavras. Já está alfabetizada e segundo o pai adora ler histórias. A avó também não cansa de elogiar. "Ela fica comigo à tarde. É um doce. Adora ler histórias, escrever e pintar as unhas".

Na turma de 3º ano, a professora Franciele Rodrigues da Rosa Soares, formada em Magistério e Pedagogia disse que está gostando muito de ser professora. Esta é a sua primeira experiência como professora. Começou como estagiária em uma escola em Jaraguá do Sul, que tinha uma criança especial e isto lhe deu segurança para trabalhar com o aluno especial que tem na sala. Apesar de ter alguns alunos não alfabetizados, o rendimento da turma é muito bom.

Educação Infantil

As turmas da educação infantil (jardim II e III) da Escola São José são alunos da rede municipal de educação. A escola colabora com o município, cedendo o espaço físico e como ponto positivo, os alunos ficam matriculados na escola no ano seguinte.

A turma do jardim II possui 42 alunos, destes 21 em cada turno e  estão sob regência da professora Simone Thilles Diel, com auxílio da segunda professora Janete Aparecida Menel, para um aluno especial.

É uma turma que está bem desenvolvida. O trabalho é por meio de projetos como o da Identidade (nome),  Letras  e Números, desenvolvidos ao longo do ano. "Alguns alunos já conhecem a maioria das letras. Trabalhamos muitas atividades com jogos, músicas, letras, números e poesias", diz a professora Simone.

A turma do Jardim III possui 43 alunos e está sob regência da professora Marilei Silveira de Abreu Almeida e auxiliada pela segunda professora Juliane Moser Wolodasczyk.

O projeto de destaque do ano é Meio Ambiente, envolvendo plantas, animais, reciclagem e outros temas. "Os alunos já conhecem todas as letras. No jardim não há obrigação de alfabetizar as crianças, mas o contato com a leitura e a escrita proporciona isso", destaca a professora Marilei.

Nova Escola São José

A Escola de Educação Básica São José tem uma rica história de 83 anos. Por seus bancos escolares passaram várias gerações. A escola é um espaço de importantes saberes, de convivência coletiva e de justiça social. Para a diretora Claudia Hoch, o ensino só terá qualidade se houver a preocupação com a prevenção de qualquer tipo de violência dentro e fora da escola.

Atualmente a escola atende 454 alunos de 1º ao 6º ano do ensino fundamental de nove anos e 7ª e 8ª séries, do ensino de oito anos, além  de 110 alunos do jardim I e II, da Rede Municipal vinculados à Escola Municipal José Pasqualini.  Destes alunos, 22 ficam em tempo integral, mantidos pelo governo municipal.

Os alunos estão distribuídos em 20 turmas, destas 13 dos anos iniciais e sete dos anos finais do ensino fundamental.

O quadro administrativo e pedagógico é formado  por  34 funcionários: diretor, secretária, assistente técnico-pedagógico, assistente de educação, técnico em informática, 24 professores, três funcionários da APP para serviços gerais e duas cozinheiras contratadas pela empresa Nutriplus Alimentação.

Desde 2009, com a administração do diretor Lairton Hartmann Müller e da APP, várias mudanças foram realizadas na escola, com investimentos em ações e projetos  que contribuíram na melhoria da aprendizagem, construção do conhecimento e do bem estar do aluno. Os projetos foram realizados pela administração da escola, com apoio da comunidade:

  • Ampliação da rede elétrica
  • Ar-condicionado para a sala de informática
  • Grade de ferro e telas para as janelas do segundo piso, para a segurança dos alunos
  • Parada de Ônibus coberta
  • Projeto de Ar-Condicionado para as salas de aula
  • Cortinas para as salas de aula
  • Tabelas para a quadra de basquete
  • Pintura interna e externa do prédio
  • Reforma do telhado
  •  Rampas de acesso
  • Computador e sistema de controle de livros para a biblioteca
  • Câmaras de monitoramento 24 horas.

Todos esses investimentos foram positivos e resultaram na melhoria da aprendizagem dos alunos e do Ideb das séries iniciais, que no ano de 2007 foi de 4,4 e passou para 5,8 em 2011, representando aumento de 34%.

História da Escola São José

A Escola de Educação Básica São José teve  início em 29 de março de 1929,  como Escola Paroquial Católica, sob direção do Padre Vicente Schmitz. Em 1939 foi oficializada, passando a denominar-se Grupo Particular São José, e  administrado pelas Irmãs Franciscanas de São José.

Em fevereiro de 1971, a escola foi estadualizada, sendo mantida pelo Governo do Estado de Santa Catarina e supervisionada pelas irmãs Franciscanas.

Até 1984, ofereceu apenas o curso de 1º a 4ª série, e a partir de 1985, o ensino fundamental foi implantado gradativamente. Naquele ano a escola passou a chamar-se Escola Básica São José e a partir de 1986 foi autorizado o funcionamento do pré-escolar.

No ano 2000, a Secretaria da Educação do Estado mudou a razão social das escolas e esta passou a ser denominada de  Escola de Educação Básica São José, nome que permanece atualmente.

Nestes 83 anos de caminhada, a Escola São José ofereceu aos alunos além das atividades curriculares, curso de datilografia, pintura, música e trabalhos manuais.

Mais informações: 3375-1134