Barra Velha – As atrações culturais e religiosas barra-velhenses marcarão presença entre as 46 apresentações de folclore, dança, música, artesanato, religiosidade e gastronomia que se apresentam neste final de semana no Centro Histórico de São Francisco do Sul, durante a 19ª edição do Açor – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina.
A bela e histórica São Francisco, berço da colonização açoriana, será o palco das manifestações culturais e folclóricas mais representativas de todo Estado, numa atração itinerante promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), através de seu Núcleo de Estudos Açorianos (NEA).
O evento, que inicia dia 31, vai reunir uma mostra do que há de mais autêntico da cultura açoriana no folclore, artesanato, gastronomia e religiosidade, tudo com entrada franca, no centro histórico.
A Prefeitura de Barra Velha levará cinco atrações – o Grupo Folclórico Alma Açoriana, o Terno de Reis, a Irmandade do Divino Espírito Santo e o Boi-de-mamão Mestre João e Pedro Inácio, além da rainha Roberta Rodrigues e das princesas Larissa e Patrícia, da 16ª Festa Nacional do Pirão.
A ação será uma parceria entre secretarias como a de Turismo e a de Educação, Cultura e Desporto. A secretária Conceição Freitas, do Turismo, destaca que como o Açor neste ano será uma semana antes da Festa Nacional do Pirão, se trata de importante vitrine para divulgar a principal festa de Barra Velha. "Vamos levar material de divulgação e visitar todos os espaços da festa em São Francisco com nossas princesas e rainha", diz Conceição.
O Açor é a principal reunião dos grupos culturais de base luso-açoriana no Estado. Um total de 55 instituições, 38 grupos folclóricos e sete cantorias do Divino Espírito Santo estão desde o final do 18º Açor, ocorrido no município de Sombrio, no ano passado, se mobilizando para essa nova festa.
Promovida pela Secretaria de Cultura da UFSC, em parceria com a Santur e Governo dos Açores, a Festa Açoriana de Santa Catarina acontece a cada ano em uma cidade diferente do litoral catarinense. Neste ano, mais de 46 apresentações folclóricas e três shows musicais constam da programação, que pode ser conferida no site http://www.nea.ufsc.br/.
Também estão programadas exposições, apresentações folclóricas, oficinas e exibição de documentários gravados em Santa Catarina e nos Açores. Nesta edição, 22 municípios estarão presentes.
Barra Velha marcará presença também no domingo, dia 2, às 10h, na Igreja Matriz de São Francisco, durante o esperado Encontro das Bandeiras do Divino Espírito Santo. Estão confirmadas seis cantorias (folias) e 19 bandeiras do Divino Espírito Santo de vários municípios para cantar e tocar durante a missa, segundo informa a secretária de Educação, Antonina Ramos.
Fonte:
Conceição Freitas (Caruda)
Secretária de Turismo
Fone (47) 9921-2509 ou 3446-1231
Assessoria de Comunicação
Fones (47) 3446-7745 – 88078379