ASSOCIAÇÃO HÚNGARA DE JARAGUÁ DO SUL
Entidade de Utilidade Pública Municipal Lei nº. 2849/2001
Estrada Garibaldi – Jaraguá 84
CNPJ: 01.790.857/0001-15
SOCIEDADE RECREATIVA E DESPORTIVA 25 DE JULHO
Rua Bertha Weege, 3280 – Jaraguá 99
CNPJ: 84.438.118/0001-96
IV Festa Catarinense do Strudel
Apresentação
Associação Húngara de Jaraguá do Sul
A Associação Húngara de Jaraguá do Sul foi fundada no dia 18 de maio de 1996, com a finalidade de promover, manter, incentivar e preservar as tradições, costumes, usos e festas dos antepassados húngaros, que chegaram a Jaraguá do Sul no fim do século XIX. Mantém uma sede, através de convênio com a Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, onde semanalmente acontecem os ensaios do Grupo Dunántúl e mensalmente são realizadas as reuniões da diretoria da Associação. A sede também é utilizada para o encontro do clube de mães e para outros eventos. Dentre seus principais eventos anuais destacam-se: Noite das Sopas Húngaras, Jantar Típico Húngaro, Café Húngaro e a Festa Catarinense do Strudel.
É mantenedora do Grupo de Danças Húngaras Dunántúl, fundado em março de 1995, por uma iniciativa da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul e pelo anseio da comunidade que resolveu reavivar as tradições de seus antepassados húngaros. O grupo Dunántúl leva o nome de uma região situada ao leste da Hungria, da qual originou a primeira dança que integra seu repertório. Desde o princípio o grupo teve grande repercussão perante a comunidade, pelo retorno das tradições húngaras que estavam um pouco esquecidas pelos descendentes. Com seus trajes coloridos, passos marcados e canções alegres contagiam o público que prestigia suas apresentações nos mais variados eventos. O Dunántúl é o único grupo que representa as tradições húngaras no Estado de Santa Catarina. Na busca por novas danças e por estabelecer contatos com grupos folclóricos na Hungria, o Dunántúl já realizou duas viagens àquele país.
Sociedade Recreativa e Desportiva 25 de Julho
A Sociedade Recreativa e Desportiva 25 de Julho, fundada em 25 de julho de 1967, foi criada por iniciativa de um grupo de pessoas com a finalidade de promover aos associados recreações em geral, dando ênfase a manutenção da cultura germânica, considerando que os sócios fundadores eram descendentes de imigrantes alemães. Entre os costumes e cultura trazidos pelos imigrantes em suas "bagagens" estão a festa de busca do Rei do tiro esportivo, as danças, a música e a culinária de origem germânica. Possui sede própria, tendo seu Salão inaugurado no ano de 1968. A Sociedade Recreativa e Desportiva 25 de Julho participa da Schützenfest desde a sua primeira edição, em 1989. Conhecida como a festa dos atiradores, a Schützenfest é realizada todos os anos em Jaraguá do Sul, com o objetivo de preservar a cultura germânica, que os imigrantes alemães deixaram como legado aos seus descendentes.
Festa Catarinense do Strudel
O Strudel é uma iguaria tradicional nas cozinhas dos descendentes húngaros, considerado o prato típico da culinária húngara de Jaraguá do Sul. Tanto é que o município, em 2007, foi reconhecido como "Capital Catarinense do Strudel" pelo Governo do Estado. Foi um reconhecimento pelo trabalho da Associação Húngara em manter esta arte culinária. Assim, no ano de 2008 a Associação incluiu mais um desafio no seu calendário anual: realizar uma festa que valorizasse seu prato típico, e que ao mesmo tempo o levasse e o apresentasse para um público que ainda o desconhecia. Nascia ali a Festa Catarinense do Strudel. As três edições anteriores da Festa, com o apoio da Fundação Cultural, aconteceram em locais distintos: a primeira no Salão da Igreja Santo Estevão, a segunda nas dependências da comunidade da Santíssima Trindade, e a terceira no Parque Municipal de Eventos. Isto se deveu ao fato da festa ter a cada ano superado as expectativas de público participante, o que levou a Associação a sempre buscar locais que melhor abrigassem o evento. Na festa são consumidos em média três mil unidades de strudel de diversos sabores. Outra inovação, pois na região o mais conhecido e saboreado é o strudel de queijinho e a Associação trouxe novos sabores à tona. A IV Festa Catarinense do Strudel está programada para os dias 15 e 16 de setembro de 2012, e será realizada em parceria com a Sociedade Recreativa e Desportiva 25 de Julho, nas dependências da sociedade. A Comissão Organizadora Central está se reunindo desde o início do ano, detalhando a programação e preparando a iguaria da Festa.
Comissão Organizadora Central da IV Festa Catarinense do Strudel:
Presidente: Lucimara Demarchi
Vice-presidente: Elberto Wagenknecht
Alimentação e Cozinha: Verônica Ersching / Luzia Kitzberger / Charlene P.E. Preus
Bebidas: Delcio Luís Demarchi / Gilmar Bier
Serviços Apoio de Infraestrutura: Roberto Kitzberger / Acácio Bahr
Limpeza e Segurança: Diogo Alex Kunz / Elberto Wagenknecht
Captação de Recursos: Aparecida Maria Martins / Gilmar Bier
Feira e Exposições: Claudia M.E. Kitzberger / Rosani Haeltgebaum
Divulgação: Jonas Spezia / Gilmar Bier
Apresentações Culturais: Claudia M.E. Kitzberger / Rosani Haeltgebaum
Finanças: Fabrício Preus / Gilmar Bier
Secretária: Denise Henn
Além da ajuda valiosa de dezenas de voluntários das duas entidades envolvidas.