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Projetos ambientais das Escolas Teresa Ramos e Aluísio Carvalho de Oliveira de Corupá foram selecionados no Preservar é Amar 2012

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A edição do Preservar é Amar 2012 do Grupo Lunelli trouxe um novo desafio, que vai além de somente pensar o meio ambiente. As turmas da 8ª série e dos 9º anos de escolas da rede pública de Corupá e Schroeder  apresentaram projetos para a criação de um espaço físico dentro da escola, com o foco no meio ambiente, que possa ser utilizado pelos alunos neste ano e também nos que estão por vir.

Os projetos foram enviados à empresa até 24 de agosto e avaliados entre 27 de agosto a 6 de setembro por uma comissão formada por colaboradores do Grupo Lunelli, observando os critérios: criatividade, foco ambiental no projeto, utilização do projeto pela escola/alunos, plano de manutenção e envolvimento da turma.

Os projetos inscritos abordaram a descrição do espaço que será criado, layout, orçamento, o plano de execução, forma de utilização pela escola/alunos e plano de manutenção do espaço.

Projetos selecionados para execução:

Os  projetos selecionados para execução foram:

1-Dando vida à escola: Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira, de Corupá, desenvolvido pelos alunos do 9º ano, turno matutino e a professora Camila Garcia.

Espaço a ser utilizado

O espaço da escola que será utilizado pelos alunos do 9º ano matutino serão os corredores entre as salas de aula e o pátio interno.

Descrição e layout do projeto

Entre os pilares da escola serão plantadas begônias (flores) em floreiras de cimento de aproximadamente 1,10m. Uma árvore (sombreiro de praia) será plantada no centro do pátio escolar contendo folhagens (moreias brancas) e uma cerca de arame que formarão um canteiro.

Nas proximidades serão colocados bancos de troncos de árvores caídas, retirados da mata. Esses troncos serão utilizados pelos alunos de toda a escola para sentarem e usufruírem de um momento de lazer, como brincadeiras, leituras, entre outros.

Orçamento: R$ 719,50.

Os materiais utilizados no plantio e manuseio para execução da obra serão emprestados pelos pais dos alunos.

Plano de execução

Os alunos irão plantar as moreias e irão procurar no meio ambiente,  troncos de árvores caídas para, com eles, fazerem bancos.

As flores (begônias) serão plantadas nas floreiras e a árvore será plantada no pátio interno com a ajuda dos alunos, pais e funcionário da escola.

Forma de utilização pela escola/alunos

Este espaço será utilizado para momentos de lazer, tais como: brincadeiras, leituras, aulas diferenciadas, entre outros.

Plano de manutenção do espaço

A manutenção deste espaço será realizada por todos os alunos da escola, orientando-os para sua conservação. A cada estação do ano, uma turma realizará os procedimentos para a manutenção do espaço para que o ambiente perdure por vários anos.

2-Jardim das Sensações: Escola de Educação Básica Teresa Ramos, de Corupá, desenvolvido  pelos alunos de 8ª série 1 e 2 e professoras Diana Seidel e Francine Jordana Lunelli.

Espaço a ser utilizado

O espaço escolhido para a aplicação do projeto "Jardim das Sensações" é o canteiro central da escola, localizado no pátio interno. Neste canteiro já existe uma exuberante figueira (fícus), que hoje é o símbolo da escola, expressando força, grandeza e desenvolvimento.

A aplicação do projeto neste espaço garante acesso fácil e visível a todas as pessoas que adentram ao ambiente escolar, sem contar, que ele estará anexo ao símbolo da escola.

Descrição e layout do projeto

O nosso projeto visa construir um "Jardim das Sensações", onde a comunidade escolar possa interagir com a natureza de forma plena e não apenas visual, como o habitual na maioria dos lugares. Neste jardim poderão ser trabalhados os cinco sentidos do corpo humano, o que o torna mais envolvente.

Ouvir o vento e o canto dos pássaros, sentir o perfume, a textura e o formato das plantas, ver suas diferentes colorações, e algumas vezes, provar os seus sabores, são algumas das propostas do nosso projeto.

Sem contar, que nosso projeto também possui uma visão de inclusão social, uma vez que proporciona aos deficientes visuais, conhecerem as plantas expostas pelo cheiro, som e toque.

Para isso, foram selecionadas plantas sensíveis ao toque, para incentivar o tato, plantas com diferenciados perfumes (ervas e temperos), para trabalhar o olfato, plantas com flores coloridas para instigar a visão, e sons produzidos por nossos visitantes diários, os pássaros, que vivem em torno da figueira.

Orçamento: R$ 999,00

Plano de execução

O projeto será executado pelos alunos das duas turmas, auxiliados por um profissional de jardinagem. Os alunos das 8ªs séries serão responsáveis pelo plantio das mudas, irrigação e adubação do jardim, com auxílio de um professor supervisor e de um engenheiro agrônomo voluntário (Amigo da Escola).

Forma de utilização pela escola/alunos

A área escolhida para execução do projeto localiza-se no pátio central da escola, principal espaço de convívio da comunidade escolar, em horário de intervalo de aulas e recreio. Neste pátio, todo pavimentado com lajotas, ergue-se uma figueira quase lendária, plantada há muito anos e que se tornou o símbolo do educandário.

Nossa ideia é resignificar este precioso espaço, atribuindo-lhe um sentido ecológico e transformando-o em uma oportunidade de reflexão para todos os que o visitarem: alunos,  professores, funcionários, pais e comunidade.

Que as pessoas possam realizar caminhadas em torno da árvore, observando a diversidade da flora existente, suas texturas, cheiros, cores, paladares e até mesmo degustando alguns temperos e chás medicinais, descobrindo em cada detalhe deste jardim, a sabedoria imensa da Natureza e a importância do convívio harmônico do homem com este meio.

As visitas ao espaço devem ser interativas e no início planejamos organizá-las de forma sistêmica, programada, levando todos os alunos a conhecer e respeitar o "Jardim das Sensações".

Passado algum tempo, as visitas tendem a acontecer de forma mais natural e espontânea, e deixaremos através de placas norteadoras, as instruções de como aproveitar e utilizar corretamente o espaço.

Plano de manutenção do espaço

A manutenção do nosso projeto ficará sob responsabilidade dos futuros alunos das 8ªs séries e pelos zeladores da escola, os quais se comprometerão em manter nosso jardim em perfeitas condições de funcionamento.

Para isso, nosso jardim deverá ser limpo todos os meses, retirando as ervas daninhas que crescerem em seu entorno e possíveis podas serão realizadas. Se necessário, também serão replantadas algumas mudas. Sua irrigação será periódica, conforme a necessidade de cada planta e a adubação será realizada sempre que for precisa.

3- Pomar Escolar: Escola Municipal Santos Tomaselli, de Schroeder,  desenvolvido pelos alunos e o professor Roni Voigt.

Espaço a ser utilizado

Será utilizado um espaço de 35 metros de comprimento por 5,5 metros de largura, que fica atrás do ginásio de esportes construído no ano passado. Para isso, foram derrubadas todas as árvores frutíferas existentes no local (em torno de 30 pés de várias espécies).     

As árvores do bosque foram preservadas graças ao projeto "Nosso Bosque", desenvolvido pela Lunelli em 2011. Agora queremos novamente uma área com árvores frutíferas em nosso pátio.

Descrição e layout do projeto

Queremos plantar árvores frutíferas neste local e construir ali também uma composteira de 4 x 2 metros para aproveitarmos os restos orgânicos da cozinha e as folhas que são recolhidas do bosque, criando adubo que será utilizado na nossa horta, no jardim da escola e no próprio bosque.

Orçamento: R$ 828,00.

Plano de execução

O espaço onde serão plantadas as árvores frutíferas está limpo, pronto para abrir os buracos, adubar e plantar. Trabalho que os próprios alunos e pais farão. A construção da composteira será feita pelos alunos e professores, usando  bambu, adquirido na região.

Forma de utilização pela escola/alunos

Na composteira vão os restos orgânicos da cozinha e as folhas recolhidas do bosque pelo servente da escola. Quando o composto puder ser usado, o próprio servente, com a ajuda de alguns alunos ou pais  poderão utilizá-lo na horta e jardim.

No caso do pomar, na época de frutas faremos um revezamento entre as turmas para a colheita.

Plano de manutenção do espaço

Para a manutenção (adubar, podar, limpar) do pomar, os pais, alunos e profissionais da escola serão convocados. Em caso de controle de doenças e pragas contaremos com a ajuda de profissionais especializados da prefeitura.

No local de cada projeto vencedor será fixada uma placa, identificando as turmas responsáveis pela criação do projeto. O valor do orçamento de cada projeto, incluindo todos os materiais necessários e a mão de obra para execução não podem ultrapassar a R$ 1.000,00. As turmas responsáveis pelos projetos vencedores receberão após a execução concluída, a quantia de R$ 2.000,00  como auxílio para despesas de formatura.   

A execução dos projetos vencedores será de 18 de setembro a 19 de outubro. O encerramento do   projeto  Preservar é Amar 2011 está previsto até 31 de outubro.

Todas as turmas receberão certificado de participação.

"O Projeto Preservar é Amar  há 11 anos integra alunos das várias escolas do município e região, e ajudando na formação de cidadãos mais conscientes em relação à preservação do meio ambiente.

Agradecemos a importância da participação e o empenho e dedicação dos alunos e professores, e  deixamos os nossos mais sinceros parabéns a todos os envolvidos". (Grupo Lunelli).


Projeto Preservar, ano 11

O projeto "Preservar é Amar" ano 11, iniciou no dia 5 de Junho Dia Mundial do Meio Ambiente, com a visita das nove turmas do 9º ano de Corupá e oito turmas de Schroeder ao parque industrial da empresa, para conhecer o regulamento desta edição, além da história do Grupo Lunelli e as ações realizadas para a preservação do meio ambiente.

Neste ano participam aproximadamente 430 alunos, destes 230 de Corupá e 200 de Schroeder, criaram projetos ambientais no âmbito escolar. No  mês de junho, os alunos visitaram à empresa acompanhados de professores, onde assistiram a palestra sobre a história do parque fabril e os programas de gestão ambiental, receberam as informações sobre o regulamento desta edição.

Após a visita, as turmas tiveram um período de tempo para elaborar e enviar seus projetos, dos quais três foram escolhidos e receberão o apoio financeiro para que sejam executados e tornem-se realidade.

O Projeto Preservar é Amar é uma iniciativa do Grupo Lunelli, lançado em 2002, quando a empresa abriu as portas do seu parque industrial para que os alunos conhecessem sua filosofia e seu sistema de trabalho, voltado ao bem-estar social e a preservação dos recursos naturais. O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação de Corupá e em seus 10 anos de existência já envolveu mais de 15.000 alunos que, pesquisando, estudando e brincando, tiveram a oportunidade de aprender e contribuir com a preservação do meio ambiente.

Grupo Lunelli

O Grupo Lunelli foi criado em 2011 a partir da união das empresas Lunender e Lunelli, formando assim um dos maiores grupos têxteis do país. O grupo tem como diretor-presidente o Sr. Dênis Luiz Lunelli e conta hoje com mais de 3.500 colaboradores e parques fabris nas cidades de Guaramirim, Jaraguá do Sul, Corupá, Avaré/SP e Maracanaú/CE, além de unidades de costura espalhadas por diversas cidades de Santa Catarina.

Mais informações com Josué Fernando Reinke: 3373-7323