You are currently viewing “Ana Cigana” é a atração do circuito de contação de histórias

“Ana Cigana” é a atração do circuito de contação de histórias

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

  Evento ocorre no sábado (6), às 10 horas, na Biblioteca Rui Barbosa

Créditos – Divulgação/Fundação Cultural

A Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa promove no sábado (6), a partir das 10 horas, com entrada gratuita, mais uma edição do Projeto "Contação de Histórias", desta vez, com a Cia Sandra Baron, em "Ana Cigana". A biblioteca fica na Avenida Getúlio Vargas, 245. O espetáculo foi criado em 2007 e completou, recentemente, 100 apresentações. A faixa etária é livre, com indicação para crianças a partir dos quatro anos. "Ana Cigana" incentiva a leitura e promove diversão com uma versatilidade de apresentação em diversos lugares como escolas, teatros, espaços culturais e até mesmo em um ônibus.

De acordo com Sandra, quanto mais uma história trabalhar a imaginação, maior será o interesse pelo empréstimo e aquisição de livros. "Deixar uma criança imaginar como seria uma princesa, torna-se um exercício muito mais interessante do que apresentar todas as informações prontas. O resultado? A descoberta de que as histórias estão também dentro dos livros, fonte inesgotável de diversão e conhecimento", pondera. Sandra, que conta com mais de trinta anos de carreira teatral, considera a contação de histórias, muitas vezes, um desafio maior que o teatro. Um dos grandes diferenciais do espetáculo é a interação com o público. "O contato é mais direto e prender a atenção de turmas em idade escolar não é fácil", explica.

As apresentações de contações de histórias ocorrem todos os meses na biblioteca e integram outras ações de estímulo à leitura, promovidas pela Fundação Cultural, entre elas o "Livro Livre", o "Projeto Casulo", além do circuito de contação de histórias e outras propostas em implantação. O "Projeto Casulo" conta com um micro-ônibus adaptado para servir como espaço de leitura, num investimento de R$ 350 mil através da Lei Rouanet. A biblioteca móvel foi equipada com televisor, aparelho de DVD, notebook, frigobar, ar-condicionado, banheiro e cerca de 600 livros. O "Livro Livre", em sua nona edição, consiste na distribuição aleatória de exemplares em uma determinada comunidade. O objetivo é fazer com que os livros circulem, sejam lidos e depois retornem à biblioteca. A proposta teve início em outubro de 2009, e conta com obras literárias de escritores jaraguaenses, editados com apoio do Fundo Municipal de Cultura de Jaraguá do Sul, além de livros doados pela comunidade.

Fonte – Dianne Katie Konell Chiodini, supervisora da Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa – (47) 2106-8717; e Sandra Baron – (47) 9969 4415


Pedro Bortoloti Junior
Jornalista (DRT SC 00968 JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
Fone 2106-8713