Barra Velha – O mês de setembro registrou 119 atendimentos no Procon de Barra Velha, o que mostra que a comunidade já assimilou o novo endereço do setor, localizado na Avenida Thiago Aguiar, número 100, no bairro Icaraí. As reclamações relativas aos chamados "serviços "essenciais" marcaram 27% dessas queixas de setembro; em segundo lugar, estão as reclamações dos produtos (24%), e dos serviços privados (22%), segundo informa o coordenador Antônio Jorge Cecyn Neto.
Desse total, 59 foram atendimentos preliminares prestados pela coordenadoria; 39 foram consultas simples e 10 foram casos "extra Procon", os quais a organização encaminha, se possível, para resolução no setor adequado. No mês, foram emitidas nove cartas de informações preliminares para apurar os casos denunciados, e houve duas aberturas diretas de reclamação.
Neto destaca também que entre 119 atendimentos, três deles foram prestados por telefone, e outros 116, diretamente na coordenadoria. Houve oito retornos de cartas preliminares pendentes efetuados.
O novo endereço, na Avenida Thiago Aguiar, nº 100, deu maior visibilidade à agência, já que a coordenadoria está ao lado da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Agência do Sine, região de maior fluxo de veículos e pedestres.
O Procon de Barra Velha está interligado ao Sindec, sistema informatizado que reúne em rede as bases de dados de Procons de todo o país, trazendo vantagens tanto para os órgãos de defesa do consumidor, quanto para os próprios consumidores. Esse sistema possibilita troca de informações em tempo real e ainda a elaboração de estatísticas sobre o perfil do consumidor.
A partir do sistema, o consumidor pode saber se há registros nos Procons envolvendo determinada empresa, para que possa escolher de forma mais consciente a compra de produtos ou a contratação de serviços, evitando futuros problemas.
Fonte: Antônio Cecyn Neto
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