Em seis meses a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente coletou em seu ponto de coleta cerca de quatro toneladas de lixo eletrônico.
Há seis meses a Secretaria de Desenvolvimento Rural criou o programa "O destino correto de seu lixo eletrônico" para sensibilizar os lojistas e os cidadãos em geral sobre o modo correto de se desfazer dos materiais eletroeletrônicos.
" A dificuldade está na hora de se desfazer deste lixo específico que não pode simplesmente ser jogado com comum, pois apresenta alguns componentes tóxicos", diz Jean Marcel, Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.
A Compuciclado Reciclagem Ltda, empresa de Florianópolis, que recebe os resíduos arrecadados, faz o serviço de desmonte dos produtos, separação por tipo de material e encaminhamento para recicladoras. "O que era algo descartado vira matéria-prima novamente", explica Steve Rae, proprietário do negócio.
Para o Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Jean Marcel, o objetivo do programa é oferecer as empresas, órgãos governamentais, fabricantes, lojistas e principalmente a população um serviço totalmente confiável e transparente de coleta e destinação correta de resíduos eletrônicos, além de promover a conscientização sobre a importância da reciclagem.
Esta semana a empresa Compuciclado coletou 1,5 toneladas de material em nosso ponto de coleta. "Desde o início do programa, já foram destinadas 4 toneladas de material para a reciclagem, o que demonstra a grande adesão da comunidade", destaca Jean.
A população em geral pode participar do programa depositando os produtos que não utiliza mais no ponto de coleta, localizado na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.
Produtos que podem ser enviados:
-
CPU;
-
Monitores;
-
Mouse;
-
Teclados;
-
Impressora;
-
Estabilizador;
-
Nobreak;
-
Notebook;
-
Fax;
-
Aparelhos telefônicos;
-
Aparelho celular;
-
Baterias e pilhas;
-
Televisão;
-
Aparelho de som;
-
Aparelho de CD/DVD;
-
Cabos e fios em geral.
Produtos que não podem ser enviados:
-
Toner e cartucho de impressora;
-
CDs, DVDs e Fitas VHS.
Mais informações: 3375-1902