Evento continua com novas apresentações na Biblioteca
Prossegue até 30 de novembro, na Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, o "Circuito de Contação de Histórias", num total de 35 apresentações de sete grupos e artistas catarinenses convidados. As sessões são abertas ao público, com verba de R$ 23.700,00 do Fundo Municipal de Cultura, mantido pela Fundação Cultural de Jaraguá do Sul. Para amanhã, sexta-feira e sábado está prevista a apresentação de "O Amor e o Tempo", com duração de 40 minutos, do Grupo "Embalando Histórias". Indicado para uma faixa etária acima dos 10 anos, o espetáculo tem no enredo a sabedoria popular. Os contos de fada entremeiam a busca da harmonia, o despertar, a luta e a arte da convivência.
Em "O amor e o tempo", a surpresa fica por conta das integrantes, Mara Paulista e Mística Giovanela Barbosa. Mara foi uma das responsáveis, em 2010, pela criação, através de um instituto social de Jaraguá do Sul, de um grupo de aposentados contadores de histórias. Mística, esbanjando vitalidade, completa 82 anos durante as apresentações do circuito. Ela encarou o desafio de para a seleção do evento e, escolhida, comemora: "Sempre gostei de contar histórias, isso me faz sentir jovem, receber o incentivo da plateia. Em troca, retribuo com algo que toque a vida das pessoas." O grupo visita hospitais, escolas e outras entidades, espalhando pela cidade a paixão pelas histórias e pelos livros.
As apresentações nos dias de semana são sempre às 9 e às 15 horas, mediante agendamento prévio das escolas. No sábado (10), com mais vagas para a comunidade em geral, o espetáculo ocorre às 10 horas. As sessões são abertas ao público, mas a aposta é no público infantil. Para as escolas que confirmaram presença, a organização disponibiliza o transporte das crianças.
O evento é um projeto da Cia. Sandra Baron, de Jaraguá do Sul, em parceria com a Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa. "São histórias inteligentes sobre o nosso folclore e o imaginário popular. Os adultos e as crianças vão se sentir bem. Esperamos um público bem eclético", acredita o produtor Fabio Prates.
O "Circuito de Contação de Histórias" iniciou no dia 5 e teve a abertura em 31 de outubro, com a presença do contador de histórias e pesquisador Sérgio Carneiro Bello, de Florianópolis. O objetivo do evento, segundo a supervisora da biblioteca, Dianne Katie Konell Chiodini, é incentivar a leitura e convidar as pessoas a visitarem o espaço. A escolha dos contadores ficou a critério de Sérgio Carneiro Bello, que trabalha como contador profissional de histórias, tem estudos na área e atua no movimento de revitalização desta arte. Para Bello, a narração oral tem papel fundamental no desenvolvimento infantil e na formação de leitores. "Hoje existe uma retomada dessa cultura, com o acréscimo de instrumentos musicais e adereços cênicos. Nós retomamos a contação como arte e a colocamos no palco", explica.
O "Circuito de Contações de Histórias" é um evento inédito na cidade, com cinco sessões de cada história, mas não é o único quando o assunto é incentivo à leitura. Todos os meses, a Biblioteca promove sessões de contação. Além disso, neste ano, o circuito ainda deve integrar-se aos projetos "Livro Livre" e "Projeto Casulo", ambos promovidos pela Fundação Cultural de Jaraguá do Sul.
De acordo com Bello, Santa Catarina está bem representada em relação aos outros Estados. Há um circuito estadual do Sesc, chamado "Baú de Histórias", que é único no Brasil. "Formamos uma verdadeira rede bem articulada, pois temos bons contadores em todas as nossas regiões", finaliza.
Programação
07/11
9h – Entre Sabidos e Bocós (6 a 12 anos) – Emiliano de Souza (Brusque);
8 e 9/11
9h e 15h – O Amor e o Tempo (Acima de 10 anos) – Grupo Embalando Histórias (Jaraguá do Sul);
10/11
10h – O Amor e o Tempo (Acima de 10 anos) – Grupo Embalando Histórias (Jaraguá do Sul);
13 e 14/11
9h e 15h – As Novas Roupas do Rei Macaco Simão (A partir de 4 anos) – Coxinhas Contadores de Causos (Jaraguá do Sul);
19/11
9h, 15h e 19h30 Esticando as Canelas (Acima de 10 anos) – Contos de Enganar a Morte – Cia ContaCausos (Chapecó);
20/11
9h e 15h: Esticando as Canelas (Acima de 10 anos) – Contos de Enganar a Morte – Cia ContaCausos (Chapecó);
21/11
15h – As Novas Roupas do Rei Macaco Simão (A partir de 4 anos) – Coxinhas Contadores de Causos (Jaraguá do Sul);
22 e 23/11
9h e 15h – A Caixa, os Brinquedos e o Mágico de Oz (6 a 10 anos) – Lieza Neves, Cia Jogral (Brusque);
24/11
10h – A Caixa, os Brinquedos e o Mágico de Oz (6 a 10 anos) – Lieza Neves, Cia Jogral (Brusque);
26 e 27/11
09h e 15h – Balaio de Histórias (A partir de 6 anos) – Felícia Fleck (Florianópolis);
28/11
9h – Balaio de Histórias (A partir de 6 anos) – Felícia Fleck (Florianópolis);
15h – Mil horas contando histórias, brincadeiras, cantigas e histórias de antigamente (3 a 10 anos) – Cristina Magdaleno;
29 e 30/11
09 e 15h – Mil horas contando histórias, brincadeiras, cantigas e histórias de antigamente (3 a 10 anos) – Cristina Magdaleno.
Fonte – Dianne Katie Konell Chiodini, supervisora da Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa
Avenida Getúlio Vargas, 245 – Centro, Jaraguá do Sul – SC – (47) 2106-8717
Pedro Bortoloti Junior
Jornalista (DRT SC 00968 JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
Fone 2106-8713