O gerente de Negócios do Banco do Brasil/agência central de Jaraguá, Jandir Alberto Portz, e o vice-presidente do Condomínio de Produtores Rurais de Jaraguá do Sul, Renato Hornburg, assinaram o termo de cooperação do DRS (Desenvolvimento Regional Sustentável) Fabricação e Evazamento de Sucos de Frutas Concentrados, na manhã desta segunda -feira (12), na sala de reuniões da Secretaria do Desenvolvimento Rural e Agricultura. O documento também foi assinado pela presidente da Cooperativa Agropecuária de Jaraguá do Sul, Ivanete de Souza Schulz, pelo inspetor agropecuário da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Daniel Peach (representando a prefeitura jaraguaense) e pelo engenheiro agrônomo João Rogério Reis (representando a Epagri).
Firmado com o objetivo de incentivar o aumento da produção da Usina de Processamento de Frutas, localizada no Garibaldi, o termo de cooperação firmado com o Banco do Brasil
foi possível porque, conforme destacou o gerente de Negócios do BB, Jandir Portz, a atividade desenvolvida pelo Condomínio atende os três pilares exigidos pelo DRS: é economicamente viável; socialmente justa, já que beneficia cerca de 100 produtores, além de uma associação e uma cooperativa; e ecologicamente correta, pois, além de não agredir o meio ambiente, proporciona benefício à natureza, com o replantio das sementes da palmeira-juçara – de onde é colhido o açaí, principal fruto processado na usina.
De acordo com outro represente do Banco do Brasil na solenidade, o assistente de Negócios, Denilson César Marques, a cooperação ocorrerá nas áreas de administração e acesso ao microcrédito, que é uma linha de crédito com juros baixos. Salientando que a assinatura deste termo é apenas o primeiro passo deste processo de cooperação entre o Banco do Brasil e os produtores, ele explicou que mesmo quem não faz parte do Condomínio pode se beneficiar deste DRS em Jaraguá, desde que faça parte desta cadeia produtiva, seja no plantio, na colheita ou na comercialização da produção da usina.
"Representa um divisor de águas para o Condomínio de Produtores", na avaliação do secretário do Desenvolvimento Rural e Agricultura, André Cleber de Melo, que participou da abertura da reunião. "É uma oportunidade para fazer com que esta atividade seja lucrativa o ano todo", acrescentou. Para o vice-presidente do Condomínio dos Produtores Rurais de Jaraguá do Sul, Renato Hornburg, esta iniciativa do Banco do Brasil "é uma coisa importante e, pelo que foi explicado, acredito que será uma parceria boa, mas ainda é preciso esclarecer os detalhes". Portz disse que outras reuniões serão agendadas para elucidar todas as dúvidas dos produtores. "A intenção do Banco do Brasil com este documento é ampliar o apoio e o incentivo à produção deste grupo de produtores", destacou o gerente de Negócios.
Fontes: Daniel Peach – inspetor agropecuário da Secretaria do Desenvolvimento Rural e Agricultura (47 – 2106-8118); Roberto Nagel – engenheiro agrônomo da Secretaria do Desenvolvimento Rural e Agricultura (47 – 2106-8114); Denilson César Marques – assistente de Negócios da agência Central do BB, em Jaraguá do Sul (47 – 3371-3444)
Jorge Pedroso
Jornalista (DRT/RS 6009)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
Telefone: 2106-8199